Estudantes de Barão de Monte Alto vão às ruas para uso consciente da água

Guia Muriaé no WhatsApp

Tema de atenção em todo o país, o uso consciente da água ganha defensores também no município de Barão de Monte Alto. Alunos e professores da Escola Estadual Professor Tomás Aquino Pereira desenvolvem o projeto ‘Todos pela Água’. O tema ganhou destaque com a escassez de água na única nascente da cidade.


“Começamos o projeto ao observarmos a situação do nosso município. A única nascente da cidade está secando. Precisaria que chovesse, torrencialmente, durante dois anos para recuperar o ocasionado pela seca do ano passado e deste ano”, explica o diretor da escola, Geraldo André Ribeiro Matola.

Na busca de sensibilizar a comunidade para o uso consciente, educadores e alunos procuram desenvolver várias frentes de trabalho dentro do projeto. “A ideia é envolver todos da escola. Até o final do mês de março teremos ações todas as semanas”, destaca o diretor. Nesta semana, os estudantes do Ensino Fundamental fazem entrevistas com os familiares para saber se os pais estão cientes do problema da falta de água e quais medidas de economia são adotadas pelas famílias.

As medidas implementadas pelo poder público municipal e por órgãos que trabalham com o tema, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), também são pesquisadas pelos alunos do Ensino Médio a partir de entrevistas com as autoridades. Na próxima semana, as informações obtidas nas entrevistas vão embasar um debate com os alunos.

Ação interdisciplinar

O projeto ‘Todos pela Água’ também é desenvolvido de forma interdisciplinar. Na aula de Educação Física do último dia 3 de março, os alunos fizeram uma caminhada ecológica até à estação de tratamento de água da cidade. No local, técnicos da Copasa explicaram sobre a situação da nascente do município e as medidas que devem ser tomadas para a preservação.

“É importante saber o que eles estão fazendo também. A água é um recurso usado por humanos, por isso somos todos responsáveis. É preciso saber usar esse recurso”, ressalta o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Luiz Fhilipe de Araújo Magalhães.

Para além dos muros

No Dia Mundial da Água (22 de março), professores levarão especialistas sobre o tema para um debate com os alunos. A culminância do projeto está marcada para o dia 30 de março. Na ocasião, alunos, educadores e familiares farão uma passeata pela cidade.

“Estamos todos engajados. Sabemos que água é vida e essa passeata servirá de alerta para as pessoas”, conta a professora de uso da biblioteca, Alessandra Duarte de Paula Abreu. Além de cartazes com mensagens de sensibilização, a passeata contará com apresentações culturais em alguns pontos da cidade.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo