Exigência por capacitação estimula procura por curso de retroescavadeira em Rosário da Limeira

Guia Muriaé no WhatsApp

A exigência por capacitação motivou produtores e trabalhadores a participarem do curso de Operador de Retroescavadeira em Rosário da Limeira. A turma contou com dez participantes, entre produtores rurais, filhos de produtores e funcionários públicos que atuam em atividades como manutenção de estradas rurais e barraginhas.


De acordo com o engenheiro agrônomo e instrutor do curso, Eugênio José da Silveira, o uso deste maquinário na região é crescente tanto no meio rural quando na exploração de minério que é cada vez maior pela alternativa de trabalho. “O objetivo do treinamento foi, principalmente, para evitar o êxodo rural pela falta de capacitação”, contou.

A capacitação foi oferecida pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Muriaé e Prefeitura de Rosário da Limeira. Os trabalhos práticos se concentraram no Parque de Exposições. “Os alunos me surpreenderam pela dedicação e também pela habilidade adquirida em pouco tempo, pois a maioria não tinha acesso à retroescavadeira, mas apresentaram boa adaptação aos comandos e funcionalidades da máquina”.

O conteúdo do curso engloba regras e leis referentes à saúde e segurança do trabalhador; conservação do solo e da água; condução de máquinas pesadas em vias públicas; cuidados e riscos de acidentes; além da estrutura e manutenção da retroescavadeira. Os alunos ainda puderam operar a máquina sob a orientação do instrutor.

“O que mais chamou a atenção deles foram os diversos tipos de aplicação da máquina às necessidades do homem do campo, pela facilidade e agilidade em operações de manutenção de estradas, fabricação de barraginhas de contenção de água das chuvas, fabricação de açudes e remoção de materiais, entre outros”, enumerou Silveira.

Fonte: SENAR MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo