Falta de chuva leva Varre-Sai a decretar situação de emergência

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura Municipal de Varre-Sai decretou, nesta quarta-feira (18), situação de emergência devido ao longo período de estiagem que se arrasta desde o mês de março.

Por causa do problema, o município vem acumulando grandes prejuízos econômicos, principalmente na agropecuária, com perdas na produção cafeeira, na produção de leite e gado de corte, estimados em valores superiores a R$ 10 milhões, com possibilidade de aumento do prejuízo, visto que de acordo com as previsões a estiagem ainda poderá durar até o final do mês de outubro.

Além dos prejuízos econômicos, Varre-Sai já vem enfrentando racionamento de água, pois o único manancial do município encontra-se com o nível muito abaixo do normal para o período, sendo necessário o apoio de municípios vizinhos no abastecimento.

Como consequência da estiagem, o município também vem sofrendo com grande quantidade de queimadas, com o fogo tendo consumido aproximadamente 300 hectares de pastagens e vegetação nativa, de acordo com estimativa das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Defesa Civil. Na área da Saúde houve um aumento no número de atendimentos a casos relacionados a doenças respiratórias devido à baixa umidade do ar.

O decreto também regulamenta o uso da água no período de 180 dias restringindo o uso apenas para atendimento das necessidades básicas vitais.

De acordo com o prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, a decretação da Situação de Emergência facilitará o trabalho da Prefeitura no atendimento à população. “Através do decreto, podemos buscar apoio junto aos governos estadual e federal o que ajudará e muito o município neste momento difícil no qual passamos”, afirmou o prefeito.

Toda estrutura da administração municipal está mobilizada no sentido de minimizar os efeitos danosos da estiagem, realizando diversos atendimentos à população, seja no abastecimento de água, abertura de poços, além do apoio técnico aos produtores rurais.

Fonte: PMVS

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo