Hemominas convoca doadores de sangue O positivo e todos os grupos negativos

Guia Muriaé no WhatsApp

Uma queda de 63% nos estoques de sangue do tipo O positivo e de 53% dos grupos negativos tem preocupado a Fundação Hemominas quanto ao risco de desabastecimento de sangue no estado. A rede é responsável por cerca de 95% da cobertura hemoterápica em Minas Gerais, relativa a procedimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).


A Hemominas abastece aproximadamente 600 entidades conveniadas, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, alcançando cerca de 800 municípios, direta ou indiretamente. Lembrando, ainda, que em seus ambulatórios são atendidos cerca de oito mil pacientes hematológicos que dependem de transfusão sanguínea para sobreviver.

Mais do que nunca, é fundamental que os doadores voluntários de sangue dos referidos grupos sanguíneos compareçam o quanto antes a uma de suas unidades para fazer a doação. Sangue não se compra nem se vende: só a doação solidária, consciente e responsável pode salvar vidas.

Cuidados

O quadro de baixos estoques é agravado pela pandemia e pelo inverno, que impactam no comparecimento de doadores. Vale lembrar que a Fundação Hemominas toma todos os cuidados para garantir a segurança dos doadores em suas unidades: com uso de máscara, distanciamento, higienização adequada, higiene frequente de mãos, como recomendam a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Agende sua doação on-line na página https://www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão e ajude a salvar vidas!

Como doar

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação, e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação;

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.

Vacinas

A vacinação contra a Covid-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende da imunização recebida. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

* Coronovac/Sinovac: 48h
* AstraZeneca/Fiocruz: 7 dias
* Pfizer/BioNTech: 7 dias
* Janssen-Cilag: 7 dias
* Sputnik V: 7 dias
* Covaxin/Bharat Biotech: 48h
* Moderna: 7 dias

No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue:

http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes

Fonte: Hemominas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo