Lei institui multa pelo desperdício de água em São Francisco do Glória

Guia Muriaé no WhatsApp

Foi aprovada no início de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores, sancionada pelo Prefeito Municipal José Bissiati, e encontra-se em vigor a lei que institui a aplicação de multa pelo desperdício de água no município de São Francisco do Glória.


A lei estabelece que em caso de risco de desabastecimento total ou parcial de água no município fica o Executivo Municipal, por meio do seu setor competente, autorizado a determinar fiscalização em toda a cidade com o objetivo de constatar a ocorrência de desperdícios de água distribuída, bem como restringir a utilização exagerada da água.

Entende-se por desperdício de água para os fins desta lei: Lavar calçadas com uso contínuo de água; molhar ruas continuamente; manter vazamentos de água; manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d´água e reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente; lavagem de veículos com uso contínuo de água, excetuando-se os casos de lava jatos, que deverão possuir sistema visando à redução do consumo de água ou a reutilização desta, a ser verificada quando do seu licenciamento; utilizar-se de água potável para regar plantas e jardins, salvo hortaliças não comerciais; utilizar-se de água potável para encher piscinas ou para banho recreativos, salvo se apresentado plano de reutilização; e outros casos regulamentados por portaria ou decreto.

Ao verificar o uso inadequado ou o desperdício da água distribuída para consumo humano, fica o Fiscal de Posturas do Executivo Municipal autorizado a advertir o usuário no sentido de a prática não se repetir, anotando o dia, o horário da ocorrência e registrando notificação.

Constatada pelo fiscal a reincidência do uso inadequado ou do desperdício, será aplicada ao infrator uma multa no valor R$ 500,00(quinhentos reais), a qual será inscrita em dívida ativa. No caso de reincidência, o valor da multa será equivalente ao dobro do valor disposto.

Fonte: PMSFG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo