Morador de Porto Firme morre vítima de Febre Amarela

Guia Muriaé no WhatsApp

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Viçosa teve acesso, na manhã desta quinta-feira (18), aos resultados dos exames do cidadão do município vizinho de Porto Firme, de 53 anos, que está internado em Viçosa, e do viçosense que veio a óbito na data de ontem, em Belo Horizonte, confirmando o diagnóstico de febre amarela nos dois casos.


Ontem a secretaria de Saúde já havia recebido a notificação da confirmação de febre amarela no outro paciente Porto Firme que está internado em Belo Horizonte. Fábio Ferreira Gonçalves, de 42 anos, não resistiu e acabou falecendo hoje. Ele chegou a receber os primeiros atendimentos médicos no Hospital São Sebastião, em Viçosa, até ser transferido para a capital mineira há alguns dias.

Categoria Três

Com a confirmação dos casos, toda a microrregião de Viçosa é enquadrada na categoria 3 de situação epidemiológica da classificação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A nota técnica nº 07/2017 da pasta recomenda a intensificação da vacinação nos postos fixos, a busca a ativa e a ampliação do público alvo da vacina.

Ampliação do público alvo

Desde ontem, com a confirmação do primeiro caso de Porto Firme, a secretaria de Saúde de Viçosa autorizou a ampliação do público alvo da vacina contra a febre amarela na cidade. Idosos, gestantes e puérperas passaram a fazer parte da lista de pessoas que devem tomar a vacina.

Portanto, todas as pessoas que estão em Viçosa, com idade acima de 9 meses de idade, devem ser vacinadas. Gestantes, idosos e puérperas (mulheres amamentando crianças de até 6 meses) passarão pela triagem da equipe de enfermagem das unidades antes de tomar a vacina. As mães amamentando devem interromper a amamentação por 10 dias após tomar a vacina.

Até meta da secretaria de Saúde é aumentar a cobertura de vacinação da população de 74% para 85% até o próximo sábado (20). A secretaria de Saúde de Viçosa recebeu a confirmação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais a respeito da liberação de 60 mil doses da vacina para a microrregião de Viçosa. As doses estão sendo distribuídas entre as 16 Unidades Básicas de Saúde dos bairros, além da Policlínica Central. Na zona rural, a secretaria de Saúde realiza já há três dias a busca ativa dos cidadãos que ainda não foram vacinados.

Fonte: PMV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo