MPMG inaugura sede própria em Visconde do Rio Branco

Guia Muriaé no WhatsApp

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inaugurou, na noite dessa terça-feira (12), a nova sede das Promotorias de Justiça de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata. O edifício, com cerca de mil metros quadrados de área construída, proporciona comodidade e melhores condições de trabalho aos promotores de Justiça e servidores, dando mais qualidade e eficiência ao atendimento prestado à população.

Localizado na rua Eugênio de Melo, n° 1740, bairro Barra dos Coutos, a nova sede tem dois andares. Conta com seis módulos de gabinetes, secretaria, sala de reuniões, áreas para arquivos, instalações sanitárias acessíveis, além de um auditório com capacidade para 52 pessoas.

O descerramento da placa de inauguração foi realizado pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, e pelos promotores de Justiça da comarca Eurico Barreto Neto, diretor da secretaria das Promotorias, Frederico Duarte Castro, Luiz Fernando Câmara Simões Júnior e Breno Costa da Silva Coelho, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) regional.

Para Eurico Barreto Neto, a nova sede demonstra a independência administrativa e financeira conquistadas pelo MPMG nas últimas décadas. Ele salientou o significado histórico da comarca de Visconde do Rio Branco, uma das primeiras da Zona da Mata, e os inegáveis benefícios à população trazidos pela nova estrutura. “Prova disso é a instalação aqui de um Gaeco regional, elevando nossa cidade à condição de um dos pólos estaduais de combate ao crime organizado”, disse ele, que agradeceu especialmente o empenho, para a materialização da nova sede, do procurador de Justiça aposentado Marcial Vieira de Souza, hoje presidente da Apac a ser inaugurada na cidade em breve.

O procurador-geral de Justiça ressaltou a representatividade da nova sede como a porta de entrada da sociedade na busca pela aplicação das boas políticas públicas e apontou a presença das autoridades de diversas instituições na solenidade como sinal da necessária harmonia entre elas para que este papel seja cumprido. “O diálogo tem sido o caminho mais curto para alcançarmos maior resolutividade em nossas iniciativas. O ajuizamento de ações é parte fundamental e indispensável de nosso trabalho em algumas áreas, mas nem sempre elas irão produzir a resposta ideal para as necessidades do cidadão”, afirmou Antônio Sérgio Tonet.

A fala do prefeito de Visconde do Rio Branco, Iran Silva Couri, refletiu o que disse Tonet. Segundo ele, o MPMG tem atuado na cidade como um parceiro da administração, já que diversas melhorias implementadas nos últimos anos são consequência de Termos de Ajustamento de Conduta ou de Recomendações expedidas pelo MPMG. Ele destacou acordos em áreas como a defesa da saúde e do meio ambiente e a elaboração do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana municipal. “Sem deixar de ser o fiscal da lei no presente, o Ministério Público tem buscado colaborar para um futuro melhor de nossa população”, concluiu o prefeito.

Também compuseram o dispositivo de honra da solenidade o assessor da Corregedoria-Geral do MPMG, promotor de Justiça Gabriel Pereira de Mendonça; o diretor do Foro local, juiz André Luiz Melo de Cunha; a presidente da Câmara Municipal, Maria Amábile Cadedo; a defensora pública Sâmara Soares Damato; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade, Michel Capobiango do Nascimento; o comandante da 4ª Região da Polícia Militar, coronel Luciano Washington Vivas; e o delegado de Visconde do Rio Branco, Aldrey Toledo Ribeiro.

Antes da cerimônia, que contou ainda com promotores de Justiça, prefeitos, vereadores, delegados e policiais militares de outras cidades da região, o procurador-geral de Justiça, acompanhado pelo diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPMG (Ceaf), promotor de Justiça Edson Ribeiro Baeta, percorreu as instalações da nova sede e conversou com promotores de Justiça e servidores.

Fonte: MPMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo