Operação de fiscalização verifica Polo Suinocultor da Zona da Mata

Guia Muriaé no WhatsApp

As equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizam, até 15 de maio, uma operação de fiscalização para verificar a regularidade ambiental dos empreendimentos de suinocultura na região da Zona da Mata mineira.

Serão verificados empreendimentos nos municípios de Rio Casca, Oratórios, Ponte Nova, Piedade de Ponte Nova, Jequeri, Urucânia e Amparo do Serra.

Devido ao grande número de empreendimentos existentes no Polo Suinocultor da Zona da Mata e tendo em vista os bons resultados apresentados nas últimas fiscalizações realizadas na região, foi planejada novamente uma verificação do setor suinocultor. Nas operações feitas entre 2012 e 2014 foram verificados cerca de 60 empreendimentos sendo que em aproximadamente 65% deles foi constatado algum tipo de irregularidade.

Serão verificados na visita ao empreendimento, dentre outras questões, a eficiência do sistema de controle ambiental adotado para o tratamento de dejetos suínos, bem como a destinação final dos efluentes líquidos e dos resíduos sólidos; a localização das instalações e demais estruturas que compõem o empreendimento, se encontram em Área de Preservação Permanente (APP); intervenções em recursos hídricos existentes no empreendimento, além de verificar a regularidade ambiental junto à Semad e o cumprimento de condicionantes previstas no processo de licenciamento.

A operação conta, também, com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente. Se constatadas irregularidades os responsáveis estarão sujeitos às penalidades previstas no Decreto Estadual 44.844/2008, tais como multas, embargo e suspensão da atividade.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo