Parceria desenvolve a cafeicultura em Lajinha

Guia Muriaé no WhatsApp

Desde 2020 o Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha é parceiro da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha, a Coocafé. A realização de cursos de formação profissional rural tem trazido benefícios para a organização e para os cafeicultores locais, além de gerar emprego para diversas pessoas.

O treinamento para Classificação e Degustação de Café, do Sistema FAEMG é o mais demandado e garantiu ao jovem Samuel Vitor Rodrigues Dias uma vaga na Coocafé, onde atua no armazém. Aos 24 anos ele comemora a conquista e faz planos de continuar se capacitando e crescer profissionalmente com a ajuda do SENAR Minas. “Fiz cursos para cafés tradicionais e especiais e foram muito bons. Aprendi muito e tenho certeza de que esse conhecimento vai me abrir várias portas e oportunidades de crescimento e trabalho”.

O instrutor Leonardo Barbosa tem conduzido diversos cursos de Classificação e Degustação de Café no município e destacou a presença frequente de colaboradores da Coocafé nos treinamentos e a busca da cooperativa por indicações de ex-alunos para ocupação de vagas disponíveis na organização. Leonardo pontuou ainda que a Coocafé “tem dado um suporte muito grande para os treinamentos no município disponibilizando cafés, matérias e tudo o que é necessário para a realização da capacitação”.

Segundo o analista de desenvolvimento da Coocafé, Ailton Silva Ribeiro a parceria com o Sindicato e o Sistema FAEMG tem sido fundamental para o esclarecimento dos cafeicultores sobre a importância de buscar a qualidade durante todo o processo de produção. “Com o curso, o produtor consegue se envolver melhor com a sua propriedade e o seu café. Ele se aprofunda sobre a qualidade, entende mais sobre a cultura e como comercializar com melhor custo-benefício e escoar a produção com mais facilidade”.

Ailton explicou que a cooperativa oferece treinamentos para os associados e a equipe e incentiva a troca de informações entre os produtores. A parceria com o Sindicato e o Sistema FAEMG ampliou e intensificou essa atuação. “O SENAR tem excelentes instrutores e grande experiência. Assim, estamos conseguindo oferecer cursos com qualidade e com uma certificação à altura do que o produtor rural merece. Essa parceria tem sido fundamental para os resultados positivos dos nossos projetos”.

O coordenador também destacou que a capacitação promove o desenvolvimento da atividade e, por consequência, a melhoria social e econômica da região. “O conhecimento chega ao cooperado que começa a trabalhar melhor e nos trazer produtos de qualidade superior. A qualificação também auxilia na sucessão familiar, efetividade e profissionalismo no campo”.

A mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha, Micheline Almeida afirmou que a parceria e os resultados positivos têm destacado a entidade como referência para produtores e trabalhadores que buscam capacitação, especialmente nesse período pós-pandemia. “Muitos jovens estavam sem perspectiva e quando passaram pelos treinamentos se motivaram. Ficamos felizes por ver pessoas recuperando a autoestima e conseguindo empregos por meio do nosso trabalho”.

Micheline também destacou a observação do presidente da entidade Júlio Guimarães, que atribui os resultados positivos ao trabalho, a dedicação e o compromisso de todos os envolvidos com os produtores rurais.

Fonte: Senar MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo