Participantes da Semana do Fazendeiro buscam qualidade em curso do Senar

Guia Muriaé no WhatsApp

Em busca de qualidade e diversificação, nove produtores e pessoas ligadas ao agronegócio participam da capacitação de Derivados do Leite oferecida pelo Senar Minas na 86ª Semana do Fazendeiro no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além de integrar o Circuito do Leite, o Senar ainda oferece outros 15 cursos e dois workshops dentro da programação.

Com abordagem prática, os participantes aprendem a fazer doces de leite com compotas de frutas, queijos recheados, requeijão e iogurte grego. “São oferecidas opções artesanais de qualidade com variedade”, destacou a instrutora Aline Machado.

A comerciante Helena Maria de Freitas Carvalho, de 60 anos, saiu de Ferros, cidade mineira a 251 quilômetros de Viçosa, em busca de conhecimento para aprimorar o negócio. “Estou à procura de qualidade. Tenho uma mercearia e compro laticínios de outros produtores, mas queria começar a produzir, já que também sou produtora. Por isso optei pelo curso. Tinha muitas dúvidas sobre produção e conservação e minhas expectativas estão sendo correspondidas”, disse.

O produtor Adenilson Rodrigues da Silva, de 43 anos, espera colocar em prática o aprendizado e diversificar a produção. Esta é a segunda vez que ele participa da Semana do Fazendeiro. Em 2014, aprendeu a fazer queijo frescal e começou a produzir na propriedade de dez alqueires em Nova Venécia, no Espírito Santo. “Fiz e meus filhos aprovaram. Aí comecei a fazer”, contou.

Agora o comerciante quer agregar valor ao negócio por meio da capacitação. “Quero levar novidades para a minha cidade. O pessoal gosta de produtos artesanais, feitos pelas nossas mãos. Estou tirando minhas dúvidas sobre queijos e agora vou aprender a fazer o queijo recheado. Também vou fazer um curso de empreendedorismo”.

Já para Fernanda Lacerda Azevedo da Silva, de 36 anos, o Circuito do Leite oferece a oportunidade de praticar. Ela é aluna do curso técnico em Agropecuária do Colégio Estadual Agrícola José Soares Júnior em Itaboraí, no Rio de Janeiro. “O curso oferece mais teoria. Aqui podemos aplicar o conhecimento e trocar experiências com pessoas que são produtoras e trabalham com isso há mais tempo. Está sendo tudo novo, mas muito proveitoso. É uma nova visão do campo”.

Licenciamento Ambiental e CAR

Na tarde desta terça-feira (14), um workshop aborda o tema “Licenciamento Ambiental e Cadastro Ambiental Rural de Atividades Agrossilvipastoris”. O conteúdo inclui as exigências do novo Código Florestal; Licenciamento e o Cadastro Ambiental Rural (CAR); informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e posses rurais.

Fonte: SENAR MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo