Patrocínio do Muriaé prepara a maior exposição de peixes ornamentais de Minas Gerais

Guia Muriaé no WhatsApp

O estado de Minas Gerais é hoje o maior produtor de peixes ornamentais do Brasil e, mesmo em meio à crise econômica em que se encontra o país, a atividade vem ganhando destaque na Zona da Mata Mineira com geração de renda e com um enorme potencial de crescimento.


No intuito de fortalecer a cadeia produtiva ornamental, com reconhecimento do potencial quantitativo e qualitativo da região, Getulio Dias Leite, presidente da Associação dos Aquicultores de Patrocínio do Muriaé e Barão do Monte Alto (AAQUIPAM-BMA), e o médico veterinário Gabriel Miranda Batista, especialista em ATER em piscicultura ornamental no município de Patrocínio do Muriaé, receberam no dia 15 de março o convite da Secretaria de Agricultura (SEAPA) para compor a comissão de organização que realizará a maior Exposição de Peixes Ornamentais de Minas Gerais. O evento acontecerá durante a 56ª Exposição Agropecuária Estadual, no Parque da Gameleira, entre os dias 29 de maio e 5 de junho.

Segundo a diretora da Aquacultura/SEAPA, Ana Carolina Euler, “o desafio é encantar a sociedade mineira, colorindo os 429,00 metros quadrados disponibilizados para o setor”. A exposição busca apresentar as potencialidades aquícolas estaduais, evidenciar o potencial produtivo da Zona da Mata Mineira além de aproximar os elos da cadeia produtiva: produtores, lojistas e consumidores.

Getúlio destaca o crescimento e desenvolvimento da atividade na região. “Hoje, a SEAPA é um dos nossos maiores parceiros no árduo trabalho de reconhecimento e desenvolvimento da atividade de piscicultura ornamental, não podemos nos esquecer dos demais, uma vez que temos hoje a Prefeitura de Patrocínio do Muriaé que disponibiliza um médico veterinário desde 2013 que vem atuando junto aos piscicultores e outros mais”, disse. “Vi na atividade de piscicultura ornamental uma oportunidade de negócio rentável e que necessitaria de um pequeno investimento para poder iniciar. Porém, hoje como piscicultor encontro muitas dificuldades em obter toda a documentação necessária. Como representante de um grupo forte que é o da AAQUIPAM-BMA, tenho o compromisso de buscar soluções para desburocratizar e reduzir custos para o produtor”, afirmou.

Fonte: PMPM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo