Home / Notícias / Região / Prefeitura de Viçosa prioriza serviços básicos nesta segunda-feira

Prefeitura de Viçosa prioriza serviços básicos nesta segunda-feira

O prefeito Ângelo Chequer, por meio do decreto nº 5.213/2018, declarou situação de emergência em Viçosa. O motivo é a paralisação nacional dos caminhoneiros que afeta o abastecimento de materiais para todos os setores. A publicação declara situação de emergência pelo prazo de quinze dias a contar a partir de segunda-feira (28) e determina a priorização de serviços básicos.




Desde a última quarta-feira a Superintendência de Gestão Pública e Governança vem realizando reuniões com o Departamento de Gestão de Frotas, as Secretarias de Obras, Saúde, Educação, Agropecuária e a Diretoria de Limpeza do SAAE para definir ações e estratégias que permitam o funcionamento dos serviços essenciais em função da greve nacional de caminhoneiros.

A Prefeitura está monitorando e avaliando a situação e qualquer alteração na realização destes serviços será comunicada à população. Confira como será o funcionamento dos principais serviços públicos neste início de semana em Viçosa:

Ônibus e transporte escolar

A empresa operadora do transporte coletivo urbano informou à Prefeitura que está racionalizando o uso da frota e que possui combustível suficiente para garantir o funcionamento até quarta-feira (30). Como medida de contingenciamento a empresa retirou de circulação os ônibus de reforço e prioriza as viagens nos horários de pico e de maior concentração de passageiros nos pontos.

Com a medida, o transporte até a escola está garantido nesta semana para os mais de 2 mil alunos das redes municipal e estadual que utilizam o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo. Os alunos que utilizam o transporte rural, feito com vans terceirizadas e micro-ônibus da frota própria, também tem o transporte garantido até quarta-feira (30).

Escolas e merenda escolar

As aulas nas escolas municipais ocorrem normalmente nesta segunda-feira (28). A Secretaria de Educação deve definir nesta segunda-feira como será o funcionamento da rede no restante da semana. Alguns itens perecíveis começaram a faltar no centro de distribuição da merenda escolar, como carnes, mas as escolas estão abastecidas para o oferecimento normal das refeições nesta semana.

Atenção básica, medicamentos e cirurgias

Alguns insumos básicos começaram a faltar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que oferecem somente atendimento básico nesta semana. Já as farmácias de distribuição gratuita de medicamentos possuem estoque para os próximos três meses e funcionam normalmente nesta semana.

A Secretaria de Saúde informa que o Hospital São Sebastião (HSS) suspendeu todas as cirurgias eletivas dos pacientes de toda a microrregião de Viçosa agendadas para esta semana. A medida é uma precaução para garantir a reserva de materiais essenciais para os serviços de urgência e emergência.

Transportes em Saúde

O serviço de transporte em Saúde está priorizando as viagens de pacientes em tratamento de câncer em outros municípios e de pacientes que dependem de transporte interno para procedimentos de hemodiálise. A frota do Município foi abastecida e vai atender prioritariamente as viagens desses pacientes para Muriaé, Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Os demais pacientes que possuem procedimentos a serem realizados em outros municípios estão sendo orientados a reagendar ou, na impossibilidade de adiamento, devem comunicar à Secretaria de Saúde, que vai providenciar passagens em ônibus interurbanos.

Fornecimento de água tratatada

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa que a empresa fornecedora dos produtos químicos para o tratamento de água não tem prazo definido para prover os produtos, o que pode ocasionar uma paralisação total do abastecimento de água na cidade. Para evitar maiores transtornos, o SAAE inicia nesta segunda-feira (28) o racionamento de água em toda a cidade. O racionamento de água será de 24 horas, ocorrendo em dois dias não consecutivos na semana, sempre iniciando às 14h. Veja escala abaixo:

Segunda e quinta-feira: Não haverá abastecimento nos seguintes locais: Condomínio Vale das Acácias, bairros: Inconfidência, João Brás, Liberdade I e II, Recanto da Serra, Santo Antônio, Serra Verde, Violeira e Belvedere. Parte alta do bairro Sagrado Coração de Jesus e Vereda do Bosque. Também parte alta do Lourdes e bairro de Fátima. No Santa Clara sentido ao bairro de Fátima e Bairros Nova viçosa e Posses.

Terça e sexta-feira: Não haverá abastecimento nos seguintes locais: Centro, Clélia Bernardes, Bairro de Ramos, Conceição, Fuad Chequer e partes baixas dos Bairros: Betânia, Lourdes, Bairro De Fátima, Bom Jesus, Estrelas e Sagrado Coração De Jesus.

Quarta-feira e sábado: Não haverá abastecimento nos seguintes locais: Arduíno Bolivar (Amoras), Boa Vista, Portugueses, Sagrada Família, Morada Do Sol I e II, Monte Rei, Jardim Europa, Colônia Vaz de Melo, Nova Era, Maria Eugênia, Inácio Martins, Julia Molla, Bairro Jk, Parque do Ipê, Bela Vista, Distrito Industrial, Cidade Nova, Barrinha, Bairro João Mariano, Vale Do Sol, União, São José (Laranjal), Silvestre, Vaú Açu, São Sebastião, Prefeito Moacir Dias de Andrade (Floresta), Recanto das Veredas, Residencial Silvestre, Parte Alta dos Bairros: Bom Jesus, Betânia e Estrelas. Parte do Bairro Santa Clara no Sentido Bairro São Sebastião.

Coleta de lixo

O SAAE, também responsável pela coleta e destinação de resíduos sólidos, conseguiu adquirir combustível para a manutenção do serviço até sexta-feira (01/06). A coleta seletiva e as operações cata-treco também continuam normalmente.

Obras e manutenções

A Secretaria de Obras suspendeu as atividades de manutenção de vias e logradouros e as obras terceirizadas foram suspensas devido à impossibilidade de entrega de materiais. As máquinas agrícolas que prestavam apoio a produtores e faziam manutenção de estradas foram retiradas de circulação. O SAAE interrompeu os serviços de novas ligações de água e prioriza o uso da frota em atendimento de ocorrências urgentes. O uso de toda a frota do Município está contingenciada para priorizar a continuidade do funcionamento dos transportes em saúde e educação.

Fonte: PMV

Confira também

Jovem mata ex-namorado com 12 facadas e fere a mãe da vítima em MG

Um jovem de 24 anos é suspeito de matar o ex-namorado de 15 anos com …

Um comentário

  1. Sandra Magalhães

    Terça-feira 15 de maio de 2007, o fornecimento da água dos bairros faz com que as informações sejam mentirosas, não é uma boa passar coisas que não condiz com a realidade da cidade Pode até ser que vocês não prestaram atenção nisso dei uma prioridade para boa informação obrigada estou sempre seguindo, mas por favor Arruma isso aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *