Preso candidato que tentou extorquir professor de banca de concurso da UFV

Guia Muriaé no WhatsApp

A Polícia Civil de Viçosa prendeu no sábado (24), o mecânico José Carlos Bonifácio Oliveira Júnior, 30 anos, por tentativa de extorsão contra um professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O acusado confessou ter ameaçado o presidente de uma banca de concurso da UFV, em busca do gabarito da prova. A UFV reagiu imediatamente com apoio da Polícia Civil e assegura que nenhum dado do concurso, que acontecerá dia 8 de setembro, foi comprometido.


Segundo o diretor da Diretoria de Vestibular e Exames (DVE) da UFV, André Faria, na quinta-feira, dia 23, o professor recebeu um pen drive contendo uma carta com ameaças a ele e sua família caso não entregasse a prova e o gabarito. Imediatamente, o professor entrou em contato com a DVE que acionou a Polícia. A equipe chefiada pelo delegado Felipe de Freitas investigou o caso usando tecnologia da informação e cruzando dados de candidatos inscritos no concurso. O caso foi acompanhado pelo delegado regional de Ubá, Carlos Alves Francisco, e pelo chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, Rogério de Franco Araújo Melo Francisco. Depois de um dia de intensas investigações, o delegado Felipe Freitas concluiu que o candidato José Carlos Bonifácio Júnior era o principal suspeito da tentativa de extorsão.

Na manhã de sábado, o mecânico foi preso em flagrante em um estabelecimento comercial no bairro João Brás e confessou ter feito as ameaças. O delegado Felipe Freitas informou que ele será denunciado por crime de extorsão consumada que consiste em obter vantagem ilícita por meio de violência ou ameaça. Mesmo não tendo obtido a vantagem, ele será enquadrado no crime que é inafiançável e passível de prisão por até dez anos.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares elogiou a ação rápida e eficiente da Polícia Civil de Viçosa e afirmou que a prisão do acusado deixa claro que a administração da UFV será sempre muito firme e rigorosa com qualquer tentativa de fraude. “A UFV trabalha com muita seriedade e idoneidade para garantir a segurança dos concursos e vamos continuar agindo assim”.

Fonte: ACS/UFV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo