Professor da UFV produz etanol com restos da cachaça

Guia Muriaé no WhatsApp

Mesmo diante a crise de abastecimento durante a greve dos caminhoneiros, um professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) continuou andando normalmente de carro.


Juarez de Souza Silva, que atua no Departamento de Engenharia Agrícola, produz seu próprio etanol na zona rural de São Geraldo. Em entrevista ao G1, ele garante que o combustível produzido é de boa qualidade. “A produção de álcool hidratado em pequenas propriedades rurais é uma alternativa interessante para economizar, tendo em vista que os produtores podem produzir seu próprio combustível”, disse.

De acordo com o professor, os produtores de cachaça podem produzir etanol através da chamada “cabeça” e “cauda”, subprodutos da destilação que normalmente não são aproveitados por terem uma maior concentração de álcool.

Com a utilização de um instrumento chamado de coluna de retificação, os produtores de cachaça podem converter o álcool de baixo para alto grau, o que custaria cerca de R$ 0,80. Quem não tem a estrutura de um alambique também consegue fazer o mesmo. Com outros equipamentos, a produção de cada litro pode ser obtido por até R$ 1,20.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o professor mostra a produção do etanol:

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo