Home / Notícias / Região / Rosário da Limeira sedia seminário que discute a educação ambiental na região

Rosário da Limeira sedia seminário que discute a educação ambiental na região

Estimular as articulações entre os municípios e promover a participação de todos no processo de educação ambiental, como forma de sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente.

Com este objetivo foi aberto, nesta quinta-feira (19), o 31º Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA). O município de Rosário da Limeira está recebendo o encontro.

O ForEA é uma iniciativa idealizada pelo Polo Regional da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata (CIEA MG ZM) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e já foi realizado em diversas cidades da região. A CBA é uma das apoiadoras do fórum.




A Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato sediou o evento. A quadra coberta ficou lotada, com mais de 250 participantes entre educadores, alunos, autoridades, empresários e membros da população de Rosário da Limeira e de cidades do entorno.

O prefeito de Rosário da Limeira, José Maria da Silva, abriu os trabalhos. Em seu discurso, ressaltou a importância da iniciativa para o debate das questões ambientais e aproveitou para parabenizar o trabalho da secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Montezano, em especial, pelos esforços na área de educação ambiental no município.

Logo após a solenidade de abertura, ocorreu o Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata e Autoridades, conduzido pelo engenheiro florestal do IEF e presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), Renato Gomes. O espaço foi uma oportunidade de autoridades e gestores municipais responderem questões relacionadas ao meio ambiente e de educação ambiental na região.




Programação

O fórum conta com duas programações distintas: uma voltada para os gestores municipais e autoridades da Zona da Mata e outra direcionada para o público infantil.




O ForEA de Gestores, iniciado nesta quinta-feira, dia 19, acontece até o dia 21. A programação conta com palestras sobre percepção ambiental, uso dos recursos naturais, planejamento do uso da terra e de saneamento básico. Uma série de oficinas construtivas também estão previstas para o público.

Na próxima semana, nos dias 26 e 27/9, acontece o ForEA Mirim, com uma programação especial para as crianças e jovens do ensino Infantil, Fundamental e Médio, que vai contar com apresentações artísticas e culturais, gincana ecológica, oficinas, palestras, dentre outras. As atividades ocorrerão na Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato e na Escola Estadual Américo Duarte, em Rosário da Limeira.

No dia 21 acontecerá o Primeiro Pedal Pelas Águas do Brigadeiro, um passeio de bicicleta, com palestras e plantio de mudas de árvores em comemoração aos 23 anos do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

Fonte: CBA

Confira também

Posto de combustíveis é assaltado em Ubá

Um posto de combustíveis foi alvo de roubo, na noite de segunda-feira (14), na cidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *