Semana da Mulher Rural pretende reunir 850 participantes em Viçosa

Guia Muriaé no WhatsApp

O Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino recebeu, nesta segunda-feira (16), 269 mulheres das cidades de Viçosa, Ponte Nova, Manhuaçu e Oratórios para a I Semana da Mulher Rural. O evento, que começou à tarde, após a abertura oficial da 84ª Semana do Fazendeiro, contou com apresentação dos músicos Nívea & João Vitor e com um clipe de fotografias da Emater.

Na parte da manhã, as mulheres já tinham participado de uma palestra sobre Gênero e Políticas Públicas, ministrada por Rosângela Maria Machado de Freitas, extensionista de Bem-estar Social do escritório da Emater de Ubá.

A produtora de café Sandra Cerqueira, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), veio de Manhuaçu para participar das atividades. Para ela, a Semana representa a possibilidade de as mulheres levarem o conhecimento adquirido para as suas comunidades, para incentivar e motivar outras trabalhadoras rurais. Catarina Aparecida também estava entre as participantes. Moradora da comunidade Silêncio, de Viçosa, e produtora de café, tomate e pimentão, ela considera esta uma oportunidade rara de poder fazer parte de eventos que geralmente são destinados ao homem: “é um grande passo para nós. Além de aprender muitas coisas, também é um momento de lazer“.

Durante a abertura da I Semana da Mulher, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares contou sobre seu nascimento e infância na área rural de Paula Cândido e destacou o instinto protetor e a fé da mulher. Ela pediu que as participantes do evento sonhem alto e deem valor para a educação que, em sua avaliação, é uma ferramenta segura para o trabalho. A reitora também pediu para que elas incentivem os filhos a estudar em uma universidade, a exemplo de sua mãe, que, mesmo morando na área rural e não tendo a oportunidade de cursar o ensino superior, incentivou seus filhos a estudarem.

Na opinião da reitora, a I Semana da Mulher Rural vem somar ainda mais a interação da UFV com o campo e a economia familiar, da qual “a mulher é um membro importante dentro da família e da propriedade rural”. Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, essa é “a consagração de um trabalho de cidadania da Universidade”.

A coordenadora regional de Bem-estar Social da Emater de Viçosa, Margareth do Carmo Cruz, explicou que a Semana é fruto de um trabalho de extensão que a Emater vem realizando na região. A ideia é promover uma interação das mulheres com a Universidade e também proporcionar um momento para que elas possam se encontrar com outras trabalhadoras rurais e trocar experiências sobre as perspectiva de vida no campo.

O evento contará com a participação de cerca de 850 mulheres, que virão de municípios diferentes em cada um dos seus três de realização. Nesta terça-feira (17), estarão no campus moradoras das áreas rurais de Brás Pires, Cataguases, Dores do Turvo, Ervália, Guaraciaba, Piranga, Senhora de Oliveira e Visconde do Rio Branco. Na quarta-feira (18), será a vez das mulheres de Cajuri, Canaã, Coimbra, Paula Cândido, Pedra do Anta, Rio Doce e São Miguel do Anta.

Fonte: UFV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo