Home / Notícias / Região / Série Boas Práticas destaca iniciativa que populariza a ciência na cidade de Simonésia

Série Boas Práticas destaca iniciativa que populariza a ciência na cidade de Simonésia

Uma forma de levar a ciência à comunidade e compartilhar conhecimentos. Com este intuito a cidade de Simonésia, na Zona da Mata, recebe a Mostra Simoniesiense de Trabalhos Científicos (Mosit) todos os anos. O trabalho é uma realização conjunta das escolas públicas e particulares da cidade com o Instituto Pagus. A iniciativa que já possui três edições também pode ser vista na série Boas Práticas, uma realização da Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Rede Minas. A série é exibida durante a programação da emissora.

Além dos trabalhos científicos desenvolvidos por alunos e educadores, a Mostra também traz uma programação variada como apresentações culturais e exposições. “A Mosit acontece há três anos e ali eles conseguem vivenciar experiências do cotidiano e estimula o espirito de jovens cientistas”, explica a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Joelma de Almeida Marques.




Entre os trabalhos apresentados na Mosit, em 2013, e que é destacado pela série ‘Boas práticas’ está a Horta Mandala. “É uma horta redonda que economiza água e permite o plantio de uma variedade de verduras em um mesmo canteiro e uma protege a outra. Para o combate às pragas há um galinheiro dentro da horta e o esterco produzido pelas galinhas é jogado no canteiro das hortas e o resto das verduras pode alimentar as galinhas”, detalha a estudante Géssica Gomes da Silva.

O projeto é desenvolvido por 12 famílias da cidade. A região é caracterizada pela monocultura do café e a Horta Mandala é uma alternativa para diversificar a produção e resgatar os costumes da cidade. “Trazer a Ciência para a comunidade e receber dela o seu conhecimento é muito importante para que possamos formar novos pesquisadores”, avalia o diretor do Instituto Pagus, Baeta Neves.

Assista:




Fonte: Agência Minas




Confira também

PM prende jovem por tráfico de drogas em Ubá

Um jovem de 25 anos foi preso, na noite dessa quinta-feira (5), por tráfico de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *