SES-MG investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Juiz de Fora

Também nesta quarta-feira, um exame liberado pelo Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso em Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Guia Muriaé no WhatsApp

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou nesta quarta-feira (29) que investiga o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Juiz de Fora.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que foram adotadas medidas de isolamento respiratório e de contato para realização dos exames e que a amostra foi encaminhada em tempo real para a Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Também nesta quarta-feira, um exame liberado pelo Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso em Minas Gerais, em Belo Horizonte. Trata-se de paciente do sexo masculino, 33 anos, que esteve na Europa no período entre 11 e 26/06/2022. A investigação confirmou que se trata de caso importado.

O paciente está estável, em isolamento domiciliar. Os contactantes estão sendo monitorados e até o momento não houve identificação de caso secundário.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.

A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas:

* Por contato com o vírus: com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.* De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.* Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;* Da mãe para o feto através da placenta;* Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;* Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Fonte: G1

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo