Taxa de licenciamento de veículo pode ser reduzida

Matéria está pronta para ser apreciada em 1º turno no Plenário da ALMG. Também avançou proposta de isenção de taxa de concurso.

Guia Muriaé no WhatsApp

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) analisou, em reunião nesta quinta-feira (28/04/22), modificações apresentadas em Plenário a dois projetos que buscam isentar ou reduzir algumas taxas.

Os textos tramitam em 1º turno e, ao receberem emendas no Plenário, voltaram à comissão para receber novo parecer. O relator de ambas as matérias, deputado Hely Tarqüínio (PV), foi contrário às modificações propostas.

Assim, está pronto para ser novamente apreciado em 1º turno no Plenário o Projeto de Lei (PL) 2.385/21, do deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania). A matéria originalmente dispõe sobre a isenção do pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). O autor justificou a isenção da taxa lembrando que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) passou a ser digital, reduzindo os custos para a sua emissão.

No lugar de isentar o contribuinte, porém, a Comissão de Constituição e Justiça, no substitutivo nº 1, propôs a redução dos valores. Em Plenário, o deputado Roberto Andrade (Avante) apresentou emenda com vistas a modificar o artigo 3º do substitutivo nº 1 à matéria. A mudança seria no sentido de a lei entrar em vigor 180 dias após a sua publicação e não imediatamente após ser publicada, como previsto no substitutivo nº 1.

Na reunião desta quinta (28), a comissão votou pela rejeição da emenda de Plenário e apresentou o substitutivo nº 2 à proposta. O novo texto manteve a redução da taxa e fez melhorias na redação para dar mais clareza ao texto. O substitutivo nº 2 sugere ainda alterar a forma de cálculo prevista para o novo valor da taxa, de forma que ela seja calculada pela divisão da dotação orçamentária do Detran-MG pelo número de veículos automotores registrados no Estado.

Doação de sangue pode levar a isenção de taxa em concurso público

O PL 874/ 2015, do deputado Sargento Rodrigues (PTB), que busca isentar algumas pessoas do pagamento de taxa de inscrição em concurso público no Estado, também recebeu parecer pela aprovação na forma original. O projeto pretende alterar a Lei 13.392, de 1999, que confere a isenção da taxa às pessoas desempregadas.

A mudança sugerida é no sentido de estender o benefício ao doador regular de sangue, considerado aquele que realizou a doação em órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por município, no mínimo duas vezes ao ano, por, pelo menos, dois anos.

O relator, deputado Hely Tarqüínio, opinou pela rejeição da emenda do deputado Guilherme da Cunha (Novo), que adicionava a condição de que o direito à isenção fosse apenas para pessoas consideradas “economicamente hipossuficientes (sem condições financeiras para pagar taxas) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Fonte: ALMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo