Autoridades investigam remédios após casos de pensamentos suicidas

Guia Muriaé no WhatsApp

Autoridades de saúde estão investigando os medicamentos Ozempic e Saxenda, fabricados pela empresa farmacêutica Novo Nordisk, devido a relatos de pacientes com pensamentos suicidas ou de automutilação. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) está analisando esses casos após a reguladora de saúde da Islândia ter sinalizado três ocorrências.


A Novo Nordisk, empresa dinamarquesa responsável pelos medicamentos, viu suas ações caírem 1% após a divulgação da notícia nesta segunda-feira (10).

O comitê de segurança da EMA está examinando os eventos adversos relatados pela Islândia, que incluem dois casos de pensamentos suicidas em pacientes que utilizaram o Ozempic, que contém o princípio ativo semaglutida, e o Saxenda. Além disso, um paciente que estava tomando o Saxenda, medicamento anterior e menos eficaz para perda de peso, com o princípio ativo liraglutida, relatou pensamentos de automutilação.

A farmacêutica Novo Nordisk afirmou que a segurança dos pacientes é sua principal prioridade e que leva todos os relatos de eventos adversos muito a sério. Até o momento, sua própria monitoração de segurança não encontrou nenhuma “associação causal” entre os pensamentos autodestrutivos e os medicamentos, conforme comunicado emitido pela empresa.

Vale ressaltar que os pensamentos suicidas não estão listados como efeito colateral nos materiais informativos dos produtos na União Europeia.

É importante destacar que, em caso de pensamentos suicidas, é fundamental buscar ajuda especializada. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio por meio do telefone 188, chat, e-mail e atendimento presencial. Além disso, é recomendado entrar em contato com os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

É fundamental que os órgãos reguladores conduzam investigações aprofundadas para garantir a segurança dos pacientes e prevenir possíveis efeitos adversos graves relacionados aos medicamentos em questão.

Fonte: Guia muriaé, com informações do UOL

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo