Câmara Técnica de Saúde de Muriaé é apresentada para cidades da região

Guia Muriaé no WhatsApp

A Câmara Técnica de Saúde (CTS) de Muriaé foi apresentada para gestores públicos de 33 cidades durante a reunião dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde – Regional Ubá.

O encontro aconteceu na terça-feira (3), no CD Moda. Criado pela Prefeitura em 2017, o projeto inédito na região agiliza atendimento aos muriaeenses, gera economia aos cofres públicos e diminui a “judicialização da saúde”, que é a busca pelos meios jurídicos para obtenção de medicamentos ou tratamentos não ofertados pelo SUS.

A assistente social da Câmara Técnica, Carolina Gonçalves, expôs aos presentes como era feita a judicialização da saúde antes da instituição da CTS, quais são as suas atribuições, como é realizado o atendimento à população, a formação da equipe e os resultados obtidos até o momento.

– Foi uma excelente oportunidade para apresentarmos essa experiência exitosa em Muriaé aos secretários municipais da região. Devido à situação da saúde pública no país atualmente, é importante que todas as cidades implantem esse projeto, pois a busca pelo Poder Judiciário para garantir o acesso a serviços de saúde gera impactos expressivos aos cofres públicos – afirma o secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira.

Localizada no 1º andar do Centro Administrativo, a Câmara Técnica é formada por uma equipe composta por três médicos, dois farmacêuticos, uma assistente social, uma psicóloga, uma nutricionista, uma assessora jurídica e um coordenador-geral. O grupo dá apoio, através de laudos técnicos, ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Procuradoria do município nos procedimentos e tratamentos requisitados pela população. A equipe é responsável por analisar as demandas relacionadas ao SUS e a seleção, prescrição e distribuição de medicamentos, evitando a judicialização da saúde.

– Este é um projeto que está gerando resultados positivos para a nossa cidade. Por isso, é importante compartilhar com secretários municipais e gestores públicos da região as boas práticas que estão sendo realizadas para melhorar a saúde de Muriaé – diz o prefeito Grego.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo