Campanha de combate ao Aedes aegypti é realizada em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura de Muriaé realiza campanha de combate ao mosquito da dengue em toda cidade durante todo o ano. A cada dois meses, refazem cada região. Estão sendo realizadas avaliações em residências e terrenos, fazendo o controle e prevenção da dengue em diferentes pontos, assim como efetuando tratamentos para eliminação de focos.

O objetivo é evitar a disseminação de doenças como dengue, zica e chikungunya, promovendo a qualidade de saúde dos muriaeenses.

A Secretaria Municipal de Saúde está colocando em prática o Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD). Por meio do Setor de Epidemiologia e Vigilância Ambiental, ela vem realizando a conscientização dos moradores sobre o período das chuvas que está iniciando, para que todas as famílias colaborem e limpem os seus quintais e terrenos, evitando focos do mosquito Aedes Aegypti. “Inicialmente não iremos usar o fumacê. Ele não combate o foco, combate apenas os mosquitos que estão voando. Caso passemos com o veículo esfumaçando as ruas hoje, as larvas que se tornam mosquitos, amanhã infestarão a cidade. O fumacê, aplicado em períodos em que não há vírus circulante, gera resistência ao inseticida”, explicou o secretário de Saúde, Paulo César de Oliveira.

Neste momento, o aumento de mosquitos que está aparecendo acontece devido à falta de chuvas, pois com a redução das águas dos córregos e rios se formaram pequenas bolsas de água que contribuíram para a geração de pernilongos. “Os pernilongos que estão aparecendo são mosquitos comuns. Precisamos fechar as casas pela manhã e ao fim da tarde para evitar as picadas destes insetos ou usar a citronela, que é um excelente repelente de insetos”, alertou a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Carla Morcef.

Prefeitura trabalha para diminuir índices na cidade

O Programa de Combate à Dengue faz visitas domiciliares em toda a cidade e distritos em sistema de rodízio. Durante esta Administração o índice do LYRAa vem diminuindo. Em janeiro de 2017 era de 2.4. Em outubro, está em 0.9. Cem pontos estratégicos são visitados de 15 em 15 dias, como oficinas, depósitos de recicláveis, ferros velhos e outros. “Estamos trabalhando para que em Muriaé o índice fique sempre abaixo do recomendado. Não vamos medir esforços para cuidar da saúde dos muriaeenses. Agindo assim, poderemos construir uma cidade mais saudável, com controle de focos e livre de doenças”, lembrou o prefeito Grego.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo