Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo são prorrogadas até o dia 24/6

Coberturas seguem abaixo das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde; pessoas dos grupos elegíveis que ainda não se vacinaram devem procurar a unidade de saúde

Guia Muriaé no WhatsApp
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que será realizada entre os dias 23 de abril a 1º de junho em todo país, no Centro de Saúde Pinheiros, região oeste.
Devido às baixas coberturas vacinais para as duas doenças no estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrog a as campanhas nacionais de vacinação contra a influenza e o sarampo até o dia 24/6.

O comunicado sobre a prorrogação foi emitido pelo Ministério da Saúde (MS), na quinta-feira (2/6), e tem o objetivo de garantir a imunização do público elegível para as duas campanhas, mantendo coberturas vacinais ideais e garantindo a proteção contra as doenças, que são imunopreveníveis. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde em todo o estado.

Até essa quinta-feira (2/6), as coberturas vacinais contra a influenza e sarampo em Minas Gerais estavam em 54,6% e 47%, respectivamente. Para a gripe, a meta é de 90% de cobertura vacinal para os grupos prioritários, estimados em 8.299.488 pessoas. Em relação ao sarampo, a campanha de 2022 foi direcionada aos trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 5 anos – mais de 1,7 milhão de indivíduos – e a meta de cobertura vacinal é de 95%.

“As campanhas de vacinação contra a gripe e contra o sarampo foram prorrogadas até o dia 24/6. Isso só aconteceu porque não batemos a nossa meta. Estamos longe, aliás”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. “O sarampo é uma doença que já tinha sido erradicada em nosso estado e no nosso país e voltamos a ter essa doença em nosso território porque deixamos de lado a vacinação. E também a gripe, pois estamos em um momento sazonal de doenças respiratórias, com muitas pessoas gripando e internando e poderíamos ter este público protegido”, afirmou o secretário, que fez ainda um alerta para a população. “A principal arma contra essas doenças está disponível no posto de saúde. Então, quem ainda não se vacinou e é do grupo do público alvo, vá até o posto e garanta a sua proteção, para que não corra nenhum risco neste período”, completou.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, a ampliação da cobertura vacinal contra a influenza e o sarampo tem como objetivo ainda evitar complicações, hospitalizações e óbitos causados pelas duas doenças. “A vacinação é importante, é a forma mais segura e eficaz de interromper a circulação de vírus e evitar a sobrecarga no sistema de saúde. A gripe e o sarampo são doenças sérias e a melhor forma de prevenção é a vacinação”, reforça.

Ações

Ainda segundo Josianne Gusmão, durante o período de prorrogação serão intensificadas ações de mobilização em todo o estado para estimular a vacinação. “Nos próximos dias vamos reforçar com as equipes das Unidades Regionais de Saúde ações de mobilização junto aos municípios, dentre elas a busca ativa e a vacinação extramuro”, informa.

Cobertura vacinal contra a influenza por grupo prioritário em Minas Gerais

• Grupo das crianças de seis meses a menores de cinco anos: 41,5%
• Grupo das gestantes: 29,3%
• Grupo das puérperas: 31,3%
• Grupo dos povos indígenas: 42,9%
• Grupo dos professores: 40,0%
• Grupo dos trabalhadores da saúde: 60,9%
• Grupo dos idosos: 60,8%
• Grupo dos caminhoneiros:11,6%
• Grupo de comorbidades:24,4%
• Grupo das forças armadas (membros ativos): 21,3%
• Grupo das forças de segurança e salvamento: 20,3%
• Grupo dos funcionários do sistema de privação de liberdade: 22,4%
• Grupo das pessoas com deficiência permanente: 2,3%
• Grupo dos trabalhadores do transporte: 13,3%
• Grupo dos trabalhadores portuários: 186,2%

Cobertura vacinal contra o sarampo em Minas Gerais

Os grupos elegíveis para vacinação contra o sarampo em 2022 são os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Segundo dados do Painel do Ministério da Saúde, atualizado em 2/6, a cobertura para o primeiro grupo é de 45,84% de um público estimado de 606.091 pessoas e, para o segundo grupo, é de 47% de um universo de 1.165.916 crianças.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo