Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / CAPSs de Muriaé apoiam campanha de saúde mental com portas abertas

CAPSs de Muriaé apoiam campanha de saúde mental com portas abertas

Funcionários e pessoas que recebem tratamento nas unidades de saúde mental mantidas pela Prefeitura em Muriaé participaram, na última quinta e sexta feira (28 e 29), do movimento “Abraça a RAPS – Trancar não é tratar”, de apoio à Rede de Atenção Psicossocial.

Com atividades ao ar livre no Horto e na praça do bairro São Francisco, os participantes aderiram à campanha que vem acontecendo em todo o Brasil. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o atendimento ambulatorial – ou seja, sem a necessidade de isolar os pacientes do convívio social.

A coordenadora do serviço de saúde mental da Prefeitura, Cinthia Muglia, lembra que o tratamento desenvolvido com os pacientes inserido na sociedade tem mostrado resultados positivos ao longo dos anos. “Mais do que oferecer o atendimento médico e psicológico, precisamos entender a história de cada indivíduo, buscando ajustar também as questões familiares, comunitárias e outros tipos de vínculos de cada um”, explica.




Em Muriaé, a RAPS conta com dois Centros de Atenção Psicossocial. No bairro Encoberta, dentro do CAIC, funciona o CAPS destinado a pessoas que sofrem de transtornos psiquiátricos. Já a unidade localizada no bairro São Francisco é voltado ao tratamento da dependência química e alcoólica.

Em ambos, o atendimento é totalmente gratuito e interdisciplinar, contando com equipe formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais. As unidades recebem pacientes tanto a partir de encaminhamentos feitos pelas unidades básicas de saúde quanto pela procura espontânea dos próprios interessados.

Fonte: PMM




Confira também

Moradora do bairro Aeroporto recebe cadeira de rodas

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, cedeu uma cadeira de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *