Cinco dicas para evitar a Gripe durante o inverno

Guia Muriaé no WhatsApp

Durante o inverno é importante ficar atento e evitar algumas doenças que acometem as vias respiratórias, como é o caso da Gripe. Entre os sintomas mais comuns estão o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão da Gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Para saber mais sobre a gripe, acesse o site oficial.

Mesmo sendo considerada inofensiva por boa parte da população, gripe é coisa série e pode ser evitada. “Todas as pessoas podem e devem mudar os seus hábitos para se prevenir contra a gripe. Lavar as mãos frequentemente e evitar locais fechados são algumas atitudes que fazem diferença no dia-dia”, explica a coordenadora de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Almeida. Abaixo, confira cinco dicas para não deixar que o frio prejudique sua saúde:

1. Hidratação

Beba bastante água! Isso ajuda a manter as vias respiratórias bem hidratadas para dificultar a entrada de vírus e bactérias. Além disso, nosso corpo perde água todos os dias através da urina, da respiração e do suor. Por isso, manter a hidratação é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos, garantindo que todas as funções do organismo serão cumpridas.

2. Lavar as mãos

Lave bem as mãos e com frequência. É importante ensaboar as palmas e as costas das mãos, massageando os dedos e também o espaço entre eles, além de limpar embaixo das unhas. Feche a torneira durante a lavagem e, quando for enxaguar, esfregue bem uma mão na outra. Este gesto simples é uma das medidas mais eficazes na hora de se prevenir contra gripes e resfriados.

3. Faxina

Uma boa dica é deixar uma toalha molhada ou um recipiente com água dentro do quarto, para melhorar a umidade do ar. Também é importante manter a casa limpa e livre da poeira, para melhorar a qualidade do ar. Deixe os cobertores e travesseiros bem limpos, para evitar a proliferação de ácaros causadores de alergias.

4. Ventilação

Abra as janelas. Deixe que o ar circule pelo ambiente para evitar a proliferação de fungos, bactérias e vírus. Essa é uma medida simples, mas que pode ajudar a evitar gripes e resfriados. Além disso, é uma boa dica para os alérgicos a fungos e ácaros.

5. Aglomeração

Evite locais fechados e com muitas pessoas. Dentro do transporte coletivo, mantenha a janela aberta ou fique próximo do local com maior circulação de ar. Por causa do frio, as pessoas costumam ficar aglomeradas, mas essa prática facilita a transmissão dos vírus causadores da gripe e resfriados.

Fonte: SES-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo