Fisioterapeuta do Hospital do Câncer de Muriaé lança livro voltado para área oncológica

Com o objetivo principal de fortalecimento da fisioterapia na área oncológica foi lançado no último mês de abril, durante o 1º Congresso Mineiro de Fisioterapia, que aconteceu no Memorial da Fundação Cristiano Varella, o livro “Fisioterapia em Oncologia – Protocolos Assistenciais”. A obra que é de autoria da Flávia Ribeiro Vital, fisioterapeuta coordenadora do setor de fisioterapia do Hospital do Câncer de Muriaé, é o primeiro livro nacional que abrange todas as disfunções comuns em pacientes com câncer nas quais a fisioterapia atua. O exemplar foi publicado pela editora Atheneu.

A obra descreve em dez capítulos o plano de cuidados da fisioterapia por tipo de tumor, com detalhamento dos protocolos para atuação da fisioterapia por disfunção a depender do local onde o paciente será assistido, ou seja, em um ambulatório ou em uma unidade de internação. O livro foi elaborado para profissionais e acadêmicos que atuam ou tenham a intenção de lidar com pacientes com câncer. Ele relata as principais disfunções apresentadas por pacientes oncológicos que são manifestadas em consequência ao tratamento ou a evolução da doença.

A fisioterapeuta escritora do livro possui 14 anos de atuação, ensino e gestão na especialidade de fisioterapia oncológica. “Espero disseminar o conhecimento das melhores evidências disponíveis na especialidade de fisioterapia em oncologia. Acredito que este livro é o primeiro passo de uma diretriz geral para a especialidade, o que poderá contribuir para o seu fortalecimento nos próximos anos”, disse.

Na última sexta-feira (19), Flávia doou um exemplar da obra para o Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella.

Para os interessados em adquirir um exemplar, o livro está disponível para venda em todas as principais livrarias do país.

Fonte: FCV


2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre