Dengue: aumento de casos sorotipo 2 e 3 em Minas e preocupa especialistas; entenda o risco

Como o sorotipo 1 circula em Minas Gerais, muitas pessoas já têm imunidade a eles - o que não acontece com o sorotipo 2 e 3 da dengue

Guia Muriaé no WhatsApp

A crescente onda de casos de dengue em Minas Gerais tem deixado a população em alerta, especialmente devido aos sintomas aparentemente mais intensos relatados por alguns pacientes. Febre alta, dor no corpo e manchas avermelhadas na pele estão entre os sinais que têm sido observados com mais frequência.


O secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, explica que essa aparente gravidade pode estar relacionada à circulação de dois novos sorotipos da doença no estado. Nos últimos anos, o sorotipo Denv-1 era predominante, mas agora Denv-2 e Denv-3 são os mais comuns.

“A maioria da população não possui imunidade para esses novos sorotipos, já que estivemos expostos principalmente ao sorotipo 1 por muitos anos”, diz Baccheretti.

Além disso, a situação é agravada pelo fato de 2024 ser o segundo ano consecutivo de epidemia de dengue em Minas Gerais. “Infecções precoces por outros sorotipos geralmente resultam em casos mais graves, o que nos preocupa”, acrescenta o secretário.

Os sintomas da dengue podem variar em intensidade e evoluir por duas fases, explica o médico infectologista Leandro Curi. Na fase inicial, que é mais comum, os pacientes podem experimentar mal-estar, dores no corpo e febre. Já na fase mais grave, podem surgir sintomas hemorrágicos e dor abdominal intensa.

A distinção entre dengue, Covid-19 e gripe pode ser difícil na fase inicial, já que os sintomas são semelhantes. No entanto, a dengue não costuma causar sintomas respiratórios, como falta de ar ou coriza, presentes na Covid-19 e na gripe.

Curi destaca a importância de procurar assistência médica em caso de dúvida ou piora dos sintomas, mas também ressalta a necessidade de evitar a automedicação, que pode agravar a situação.

“A prevenção é o melhor remédio”, conclui o médico, destacando a importância da vacinação contra Covid-19, da vacina anual contra a gripe e da vacina contra a dengue, que ainda está em fase de aplicação limitada.

Em meio ao aumento dos casos de dengue, autoridades de saúde reforçam a importância de medidas preventivas e de buscar orientação médica adequada para lidar com a doença e evitar complicações.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do BHAZ

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo