Doação de sangue: você sabe como contribuir com essa ação cidadã?

Guia Muriaé no WhatsApp

A doação de sangue, como prática de solidariedade, auxilia salvando vidas de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas, assim como também de pessoas feridas e que estejam em situações de calamidad e. Entretanto, os bancos de sangue e hemocentros de diversos estados brasileiros estão com os estoques de sangue e plaquetas em níveis baixos.


De acordo com informações do Ministério da Saúde, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. É importante saber que o corpo humano possui cerca de cinco litros de sangue e uma única doação equivale a 450ml do soro, que são naturalmente repostos.

Para doar sangue alguns pré-requisitos devem ser seguidos. Em caso de dúvidas é importante se dirigir a um hemocentro ou Unidade Básica de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para obter mais informações acerca de cada caso.

Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Deve-se portar um documento oficial com foto, como por exemplo RG, CNH, Passaporte e Certificado de Reservista. Os interessados em doar devem ter dormido no mínimo seis horas nas 24 horas que antecedem a doação.

No caso de jovens entre 16 e 18 anos, deve-se apresentar o consentimento formal do responsável legal. Pessoas que tenham acima dos 60 anos já devem ter doado anteriormente.

Também é importante saber que para poder doar sangue a pessoa deve estar alimentada, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Os doadores não podem estar fazendo uso de medicações e nem ter ingerido álcool nas últimas 12 horas antes da doação.

No site do Ministério da Saúde é possível encontrar uma lista de impedimentos temporários e definitivos para a doação. Caso a pessoa tenha tomado vacina recentemente é importante informar no momento da doação. Veja abaixo os impedimentos temporários para doar sangue:

* Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
* Período gestacional;
* Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
* Amamentação: até 12 meses após o parto;
* Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
* Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
* Extração dentária: 72 horas;
* Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
* Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia:
* 6 meses;
* Transfusão de sangue: 1 ano;
* Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
* Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos
* 6 meses;
* Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e seguro. O Ministério da Saúde informa que todos os materiais utilizados na doação são descartáveis e é válido ressaltar que durante a coleta de sangue uma equipe médica fica à disposição dos doadores.

Fonte: Brasil de Fato

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo