“Fumacê” vai percorrer diversos bairros de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

O carro com o produto químico UBV, popularmente conhecido como “fumacê”, começará a circular pelos bairros de Muriaé a partir desta quarta-feira (22). O intuito é combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O cronograma começará no bairro São Cristóvão, que possui a maior incidência de casos suspeitos de dengue. A previsão é que o serviço opere por três semanas, das 5h às 9h e das 17h às 21h, que são os horários em que o mosquito está mais ativo. Alterações climáticas, como chuva e ventos fortes, paralisam as ações do dia.

Vale frisar que a pulverização do inseticida pelos municípios só é autorizada pelo Ministério da Saúde a partir de 300 casos por 100 mil habitantes em quatro semanas, o que caracteriza alta incidência de dengue. Muriaé chegou a 366 casos, em 43 bairros da cidade, em quase um mês. Desta forma, passou para a fase 2 do Plano Municipal de Contingência de Doenças Transmitidas pelo Aedes – a qual requer o “fumacê”.

“Muriaé teve baixa incidência de casos de dengue durante todo o período de janeiro a meados de abril de 2019, enquanto que cidades da região apresentavam alta incidência desde o início do ano. Em abril tivemos mais casos que nos meses de janeiro a março, e na maioria das casas que realizamos bloqueio em casos de dengue possuía focos do Aedes. Isso quer dizer que, apesar do ‘fumacê’, precisamos que a população também faça a sua parte”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Morcerf.

Carla orienta aos moradores para abrir portas e janelas de suas casas na hora em que o carro passar, assim as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente o Aedes aegypti se abriga. A diretora de Vigilância em Saúde Ambiental solicita ainda que pais e mães não deixem os filhos correrem atrás do veículo, a fim de se evitar possíveis transtornos, como quedas das crianças.

Confira a ordem de bairros, distritos e locais que receberão a aplicação do “fumacê”:

São Cristóvão
Santa Terezinha
São Francisco
São Pedro
Cardoso de Melo
Porto
Barra
Primavera
Santana
São Joaquim
Centro
Joanópolis
João XXIII
Santo Antônio
Santo Antônio II
Bom Pastor
Colety
Dornelas
São Gotardo
Gaspar
Inconfidência
Cerâmica
Safira
Encoberta
Alterosa
Porto Belo
Quinta das Flores
Recanto Verde
Rosário
Aeroporto
Alto do Castelo
Chácara Brum
Chalé
Gávea
José Cirilo
Planalto
Prefeito Hélio Araújo
Vermelho
Divisório
Edgar Miranda
Napoleão
Parque João VI
Patrimônio São José

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo