Fundação Cristiano Varella promove Olimpíada de Neurociências em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A 1º Olimpíada de Neurociências de Muriaé será realizada no dia 22 de junho, das 8h às 12h, na Fundação Cristiano Varella, em Muriaé.

O evento é uma iniciativa mundial para estimular o estudo científico do sistema nervoso nas escolas. Este campo da ciência reúne diversas áreas do conhecimento, tais como filosofia, matemática, biofísica, bioquímica, biologia, genética, fisiologia, morfologia, farmacologia, informática e bioengenharia (por isso que o termo “neurociência” é referido no plural). A interação destas diferentes áreas tem possibilitado uma maior discussão e informação sobre o sistema nervoso, como por exemplo, sua estrutura, desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento, e também suas alterações.

Conhecida internacionalmente como Brain Bee, a iniciativa de levar o estudo científico do sistema nervoso para as escolas tem crescido ao longo dos anos, e, atualmente, existem 14 comitês locais sancionados no Brasil. A Fundação Cristiano Varella faz parte dessa iniciativa e convida toda a comunidade escolar da região da zona da mata para participar do evento. Os três primeiros colocados na Olimpíada de Neurociências de Muriaé irão competir na Olimpíada Brasileira de Neurociências e o vencedor na competição nacional representará o Brasil na International Brain Bee.

No entanto, antes deste importante torneio local, os alunos poderão travar um primeiro contato com os temas relacionados ao cérebro e ao comportamento humano por meio do Curso de Capacitação em Neurociências, que será oferecido no Memorial da Fundação Cristiano Varella no dia 18 de maio, das 8h às 16h. No curso de capacitação, os alunos (com idade entre 14 e 19 anos) poderão participar do evento junto com os seus professores.

Os professores atuarão como agentes multiplicadores da ciência do cérebro nas escolas, podendo abordar os temas apresentados no curso em maiores detalhes, pois será oferecido um suporte de estudo por meio dos livros gratuitos disponibilizados pela Associação Britânica de Neurociências e pela Aliança Europeia Dana para o Cérebro (Dana Foundation). Assim os professores receberão o suporte didático necessário para preparar, da melhor forma possível, os seus jovens competidores.

O Curso de Capacitação e a Olimpíada de Neurociências de Muriaé são gratuitos.

Mais informações no site http://www.fcv.org.br/site/conteudo/detalhe/126.

Objetivo do evento

Estimular o aprendizado e despertar vocações em neurociências, para que, no futuro, esses jovens possam nos ajudar a encontrar a cura para doenças como autismo, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, esclerose múltipla e outros transtornos cerebrais.

Objetivos da iniciativa Brain Bee

* Apresentar conteúdos de Neurociências para alunos da educação básica
* Estimular o estudo científico do sistema nervoso
* Aproximar a ciência da escola
* Contribuir para a atualização curricular
* Motivar e despertar o desejo dos alunos para carreiras científicas
* Descobrir jovens talentos
* Colaborar para a formação do cidadão do futuro

Fonte: FCV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo