Hospital São Paulo promove encontros de gestantes

Guia Muriaé no WhatsApp

O Hospital São Paulo, em Muriaé, vem promovendo desde o início do ano vários encontros com gestantes, através do projeto “A Vida Que Se Renova”. Nos encontros são ministradas palestras com temas pré-parto, parto, pós-parto, entre outros.

O primeiro encontro do projeto iniciou com um delicioso café da manhã na sala do SESMT, oferecido pelos colaboradores do HSP. As funcionárias gestantes receberam orientação de Tarcísio Nunes, Auxiliar de Departamento Pessoal, que tirou suas duvidas sobre licença maternidade, férias e atestados médicos. Foi uma conversa agradável e produtiva, muitas dúvidas foram tiradas.

No segundo encontro, que aconteceu no dia 17 de Fevereiro, a enfermeira Edilaine Mussolini falou sobre o momento do parto, cuidados com o bebê, pós-parto, aleitamento materno. Mostrou como é uma mama por dentro e como ocorre a produção de leite através de material didático. Levou as gestantes para um tour pela maternidade para que as mesmas possam conhecer o local onde ocorrerá o parto.

Já o terceiro Encontro aconteceu no dia 09 de março com os psicólogos Carla Chicarelli e Denilson Vardiero, que discutiram sobre a gestação, que é um período intenso, com sensações e emoções à flor da pele, sendo que o acompanhamento psicológico nesta fase é fundamental para que as futuras mamães possam administrar melhor seus sentimentos, sendo o equilíbrio emocional fundamental durante todo esse período de gestação, parto e pós parto.

Através de conversa informal e relatos individuais foram abordados diversos assuntos relativos a esse período de mudanças na vida da mulher, vida, corpo e mente. Foram relatadas dúvidas, angustias, ansiedades, dentre outros sentimentos. As futuras mamães foram acolhidas e orientandas, compreendendo melhor suas dificuldades e emoções. O encontro contou ainda com a participação da estagiária de psicologia Solange Raimundo e da nutricionista Dryelli Raimundo.

O quarto encontro abordou o tema vacinação, com a palestrante Cristiane Mattos, Enfermeira do Trabalho. O ideal é que todas as mulheres sigam corretamente o calendário de vacinação, antes de engravidarem. Assim, já estariam imunizadas contra as principais doenças e passariam uma gestação tranquila e sem riscos.

O Ministério da Saúde incorporou a vacina tríplice ao calendário das gestantes garantindo imunização contra coqueluche, difteria e tétano. Ela será oferecida de forma gratuita a partir da 20ª semana de gestação até a 36ª semana.

O objetivo da inclusão da vacina é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal. A expectativa é que 3 milhões de brasileiras sejam beneficiadas com a medida.

E o quinto encontro aconteceu no dia 11 de maio, ministrado pela nutricionista da instituição, Dryelli Raimundo, no qual as gestantes tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas quanto a alimentação e nutrição da gestante.

Os principais pontos abordados foram: O ganho de peso adequado no período gestacional; Orientações alimentares para gestantes; fatores alimentares prejudiciais par o período; A segurança no consumo e seleção de alimentos.

Fonte: HSP

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo