Muriaé realiza Conferência Municipal de Saúde Mental

Guia Muriaé no WhatsApp

Muriaé realizou na última quarta-feira, 20 de abril, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, reuniu profissionais da área e também usuários do serviço de saúde mental para uma série de debates a respeito do tema.


As atividades aconteceram no antigo Sesc de Muriaé ao longo de todo o dia, contando com um total de 313 participantes. Na abertura, pela manhã, chamou a atenção o depoimento deixado por A.C.S., paciente do serviço.

“Quando anos atrás o médico me disse que eu precisava de atendimento no CAPS, demorei a aceitar isso. E hoje eu compreendo que o Centro de Atenção Psicossocial de Muriaé é maravilhoso e muito importante para nós, pacientes, podermos viver de forma digna e saudável”, relatou.

À tarde, os participantes dividiram-se em quatro grupos para debater ideias a respeito dos diferentes eixos de discussão: 1) o cuidado em liberdade como garantia do direito à cidadania; 2) gestão, financiamento, formação e participação social; 3) política de saúde mental e os princípios do SUS; 4) desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Os debates resultaram em propostas formalizadas, sendo 12 já para aplicação em nível municipal. Outras 12 serão rediscutidas em nível estadual, além de mais oito para o âmbito federal.

Também foram eleitos os oito delegados que representarão Muriaé na etapa estadual da Conferência de Saúde Mental, que acontece de 19 a 21 de maio em Belo Horizonte. São eles:

Representantes de profissionais de saúde e gestão
• José Lourenço Camillo Júnior
• Simone Cristina da Silva
• Cássia Ribeiro de Souza
• Leandro Souza da Mata

Representantes dos usuários e familiares e usuários da Rede de Atenção Psicossocial
• Jadir Elon Pereira dos Santos
• Gilberto Alves de Oliveira
• Eunice Lacerda Gomes
• Aline Soares de Freitas

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo