Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / Instruções sobre Educação Sexual foram promovidas pela policlínica do José Cirilo

Instruções sobre Educação Sexual foram promovidas pela policlínica do José Cirilo

Policlínica do José Cirilo em Muriaé

Com intuito de aprimorar o aspecto formativo sexual dos moradores, dar maiores detalhes sobre o assunto e prevenir contra gravidez ou doenças indesejadas, a Policlínica Dr. Evaristo Pereira de Carvalho criou o projeto “Educação Sexual e Reprodutiva”, levando a um grupo de mulheres da comunidade informações sobre saúde feminina, métodos contraceptivos, doenças contagiosas e discussão de valores, atitudes e preconceitos.




A Secretaria Municipal de Saúde lançou um desafio para as enfermeiras das quatro policlínicas da cidade e, através da coordenação de cada uma delas, com o empenho da coordenadora geral de Saúde Básica do município, Cláudia Pena, os temas foram preestabelecidos, levando em conta as necessidades de cada bairros e adjacências, onde as unidades estão inseridas.

No caso da policlínica do bairro José Cirilo a temática principal foi “Educação Sexual e Reprodutiva”. A equipe decidiu adotar o tema por observarem, entre as mulheres da comunidade, a carência de informações sobre a saúde feminina, como explica a enfermeira, Ana Amélia de Jesus Souza. “As mulheres tinham muito medo de doenças, além de curiosidade sobre variados assuntos, e achamos que elas precisavam saber que os seus problemas eram, na verdade, falta de conhecimento”, afirma. “Ensinamos a elas as formas para se prevenirem, falamos da endometriose e sobre as cólicas mestruais”, acrescenta a profissional de saúde, concluindo que a estratégia foi chamar especialistas para palestrarem e tirarem as dúvidas das participantes.

Desta forma, dividiram o projeto de Atenção à Mulher em cinco palestras instrutivas, abordando temáticas diferentes com palestrantes especialistas nos devidos assuntos. Foram tratadas questões relativas ao Aparelho Reprodutor Feminino e Masculino (palestrante: Dr. Fernando Carneiro – ginecologista); Ciclo Mestrual, Menopausa e Climatério (Ana Amélia – Enfermeira); Métodos Contraceptivos e Métodos de Infertilidade (Dr. Fernando Carneiro); Mamografia, Autoexame das Mamas (Ana Amélia) e DST-AIDS (Silvério Martins), referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis em Muriaé.




Concluído o primeiro ciclo de palestras, a equipe da Policlínica Dr. Evaristo Pereira de Carvalho pretende, a partir de agora, ofertar o mesmo contexto – com uma didática adequada – aos adolescentes dos bairros José Cirilo e Dornelas. Na sequência, serão tratados assuntos como hipertensão e diabetes, direcionados aos grupos de adultos e pessoas idosas.

Fonte: Prefeitura de Muriaé




Confira também

Centro de Saúde da Mulher e da Criança passa a oferecer testes do Pezinho e da Orelhinha

O Centro de Saúde da Mulher e da Criança está oferecendo dois importantes exames para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *