Instruções sobre Educação Sexual foram promovidas pela policlínica do José Cirilo

Guia Muriaé no WhatsApp

Policlínica do José Cirilo em Muriaé

Com intuito de aprimorar o aspecto formativo sexual dos moradores, dar maiores detalhes sobre o assunto e prevenir contra gravidez ou doenças indesejadas, a Policlínica Dr. Evaristo Pereira de Carvalho criou o projeto “Educação Sexual e Reprodutiva”, levando a um grupo de mulheres da comunidade informações sobre saúde feminina, métodos contraceptivos, doenças contagiosas e discussão de valores, atitudes e preconceitos.

A Secretaria Municipal de Saúde lançou um desafio para as enfermeiras das quatro policlínicas da cidade e, através da coordenação de cada uma delas, com o empenho da coordenadora geral de Saúde Básica do município, Cláudia Pena, os temas foram preestabelecidos, levando em conta as necessidades de cada bairros e adjacências, onde as unidades estão inseridas.

No caso da policlínica do bairro José Cirilo a temática principal foi “Educação Sexual e Reprodutiva”. A equipe decidiu adotar o tema por observarem, entre as mulheres da comunidade, a carência de informações sobre a saúde feminina, como explica a enfermeira, Ana Amélia de Jesus Souza. “As mulheres tinham muito medo de doenças, além de curiosidade sobre variados assuntos, e achamos que elas precisavam saber que os seus problemas eram, na verdade, falta de conhecimento”, afirma. “Ensinamos a elas as formas para se prevenirem, falamos da endometriose e sobre as cólicas mestruais”, acrescenta a profissional de saúde, concluindo que a estratégia foi chamar especialistas para palestrarem e tirarem as dúvidas das participantes.

Desta forma, dividiram o projeto de Atenção à Mulher em cinco palestras instrutivas, abordando temáticas diferentes com palestrantes especialistas nos devidos assuntos. Foram tratadas questões relativas ao Aparelho Reprodutor Feminino e Masculino (palestrante: Dr. Fernando Carneiro – ginecologista); Ciclo Mestrual, Menopausa e Climatério (Ana Amélia – Enfermeira); Métodos Contraceptivos e Métodos de Infertilidade (Dr. Fernando Carneiro); Mamografia, Autoexame das Mamas (Ana Amélia) e DST-AIDS (Silvério Martins), referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis em Muriaé.

Concluído o primeiro ciclo de palestras, a equipe da Policlínica Dr. Evaristo Pereira de Carvalho pretende, a partir de agora, ofertar o mesmo contexto – com uma didática adequada – aos adolescentes dos bairros José Cirilo e Dornelas. Na sequência, serão tratados assuntos como hipertensão e diabetes, direcionados aos grupos de adultos e pessoas idosas.

Fonte: Prefeitura de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo