“Janeiro Branco” conscientiza para cuidado com saúde mental em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Para lembrar as pessoas de cuidarem não só da saúde física, mas também da mental, a Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma roda de conversa na Praça João Pinheiro, Centro, na manhã da última sexta-feira (19), abordando a temática.

Durante o encontro, os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) deram depoimentos e cantaram músicas religiosas e populares.

“Buscamos a cada dia valorizar o serviço do CAPS, porque Muriaé tinha muito a cultura da internação. Depois da abertura do CAPS mostramos que realmente é um serviço muito importante e o quanto o quadro de saúde desses pacientes evoluiu positivamente”, afirma a referência de Saúde Mental de Muriaé, Cintia Muglia. “Pela internação ser um tratamento involuntário, fazendo com que as pessoas ficassem longe de suas famílias, e por não ter sido trabalhado nelas a inserção social, o tratamento não tinha essa eficácia real para o paciente como tem hoje”, completa Cintia.

Ainda quando criança, a paciente A. C. sofreu abusos do pai, e com isso começou a desenvolver quadros de choro, agressividade e isolamento social. Após a morte da mãe, foi diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada e chegou, inclusive, a ser internada duas vezes em uma clínica psiquiátrica. Hoje, com o diagnóstico de esquizofrenia paranoide, recebe tratamento no CAPS há dois anos. “Na clínica o meu quadro piorou. Depois que fui encaminhada para o CAPS consigo viver melhor, ando sozinha na rua. Tenho ainda alguns momentos de ansiedade, mas estou bem controlada. O CAPS é minha segunda família”, conta.

Parte integrante da Secretaria Municipal de Saúde, a Saúde Mental atende atualmente mais de 700 pacientes por mês. Os usuários são assistidos por equipe multidisciplinar no CAPS II (bairro São Francisco), no CAPS AD III (Encoberta) e na Unidade de Acolhimento Adulto, que funciona 24 horas. Os pacientes são encaminhados para tratamento nos CAPS pela Unidade Básica de Saúde (UBS).

Janeiro Branco

Na aquarela de cores adotadas a cada mês, a fim de chamar a atenção para algum tipo de assunto importante (Outubro Rosa, contra o câncer de mama; Novembro Azul, contra o câncer de próstata; Dezembro Laranja, alertando sobre o câncer de pele, por exemplo), psicólogos brasileiros criaram a campanha Janeiro Branco. A iniciativa utiliza o mês em que tradicionalmente as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano com o objetivo de instigar nelas maior cuidado com o seu bem-estar psíquico.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo