Jovem perde 56 kg adotando hábitos saudáveis

Guia Muriaé no WhatsApp

Estamos acostumados a escutar que adotar hábitos saudáveis pode nos ajudar a prevenir uma série de doenças, como diabetes e hipertensão, e evitar AVC e infarto. A má alimentação, sedentarismo, consumo de cigarro e obesidade são alguns dos fatores que podem aumentar o risco de desenvolver esses problemas.

Começar a mudar alguns hábitos para alcançar uma rotina mais saudável pode ser difícil para alguns. Falta de motivação, não saber por onde começar e má administração do tempo são alguns dos motivos que podem acabar deixando essa mudança para depois. Mas uma atitude simples como amarrar o próprio cadarço pode ser o pontapé inicial para uma transformação.

Ronaldo Bealta, representante comercial que mora em Londrina (PR), tem 29 anos, e pesa 83 kg. Além de não ser tabagista e comer salada todos os dias durante as refeições, combinada com outros alimentos ricos em nutrientes e pobres em gorduras, açucares e sódio, ele pratica exercícios físicos de três a quatro vezes por semana. Essa é uma rotina considerada saudável, porém nem sempre foi assim. Em 2009 a rotina do paranaense era muito diferente. Com 130 kg, não comia nenhum tipo de salada, as refeições eram baseadas nas famosas junk foods, e não tinha o hábito de praticar exercícios físicos.

Mas o que fez Ronaldo abandonar os maus hábitos e correr atrás de mais qualidade de vida? É melhor o próprio Ronaldo te contar…

No começo da mudança de hábitos, o paranaense não fez nenhuma dieta restritiva, e também não tinha a ajuda de um nutricionista. “Eu sei que o ideal é procurar um nutricionista, só que eu sempre tive o hábito de ler, e procurei me inteirar sobre o assunto”, conta. As trocas feitas durante o processo de emagrecimento seguem as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, que sugere a ingestão de alimentos in natura ou minimamente processados na maioria das refeições. Conheça o guia clicando aqui.

Depois de decidir emagrecer e fazer substituições alimentares, começou a praticar exercícios. “Na época, não sei por que, eu pensei em correr. Depois disso eu tomei gosto pela corrida, e corro até hoje. Eu me sinto bem praticando este tipo de exercício físico”, explica. Com o tempo, outros exercícios foram sendo inseridos na rotina para melhorar condicionamento físico, além do futebol, que Ronaldo sempre gostou de jogar. Ao longo de todo esse processo, chegou a emagrecer 56 kg em oito meses.

Histórias como a do Ronaldo motivam outras pessoas que querem mudar de hábitos e ter mais saúde. Se você também quer ter um peso mais saudável mas não sabe por onde começar, a partir de agora, o Ministério da Saúde pode ser um grande aliado. A Plataforma Saúde Brasil tem esse objetivo: ajudar quem quer emagrecer com saúde, melhorar a alimentação, parar de fumar, e começar a praticar exercícios.

Os conteúdos disponíveis são baseados em estudos, e contam com a participação de especialistas no assunto. Além disso, o site também oferece serviços para a população, como receitas saudáveis, calculadora de IMC, entre outras funções . Ronaldo acredita que uma plataforma como essa pode ajudar muito a população. “É uma ótima oportunidade de ter pelo menos uma linha por onde seguir, além de ter informações confiáveis. Tem muita coisa que você vê na internet que nem sempre é verdade, e uma plataforma com esse respaldo por trás é muito bom”.

Para ter qualidade de vida não é necessário fazer grandes sacrifícios, como a maioria das pessoas pensa. Um dia de cada vez, com uma mudança de cada vez, é possível chegar ao objetivo desejado. “Hoje eu consigo viver com equilíbrio, sem loucura, sem nada”, destaca Ronaldo.

E se você ficou motivado com essa história e acha que está na hora de colocar em prática os planos de vida saudável, o paranaense ainda deixa uma mensagem: “Ninguém vai dar o primeiro passo por você. A partir do momento que você buscar uma mudança de vida, vai ver que é uma vida nova que aparece na sua frente, até em uma coisa básica como comprar a roupa que tem na loja e não a que você quer, pois é difícil encontrar o tamanho. Eu garanto que vai mudar para melhor a vida depois que você tomar a decisão de dar o primeiro passo”.

Aline Czezacki, para o Blog da Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo