Médicos da rede pública de Muriaé recebem capacitação sobre febre amarela



A Prefeitura de Muriaé está promovendo a capacitação “Manejo Clínico de Febre Amarela” para levar aos médicos da rede pública mais informações sobre as principais características da doença que podem ser confundidas com outras epidemias. A primeira reunião aconteceu na última quinta-feira (1), na Secretaria Municipal de Saúde, com palestra realizada pelo clínico Mateus Simão. A iniciativa pretende tratar os pacientes com suspeita da doença de forma interdisciplinar, dando atendimento especializado para diagnosticar em tempo recorde a doença infecciosa que pode até ser fatal.

A capacitação enfatizou as dificuldades para a identificação de pacientes com febre amarela, uma vez que os sintomas iniciais da doença são semelhantes aos de outras anomalias, como a dengue. O médico Mateus Simão também ressaltou o grande número de casos que vêm acontecendo em Minas Gerais e chamou atenção dos demais profissionais para procurar, de maneira precoce, a confirmação ou não da doença nos pacientes que chegam às unidades de saúde, lembrando que a imunização ainda é a melhor forma de proteção. Os principais sintomas são febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares, principalmente nas costas.




A febre amarela é transmitida nas cidades pelo mosquito Aedes aegypti. Os seus sintomas parecem muito com os de outras doenças, principalmente em estágios iniciais. Para isso, a Gerência Regional de Saúde de Ubá está se unindo a cada uma das prefeituras para realizar treinamentos. “Estamos envolvidos no treinamento dos mais de 30 médicos das nossas Unidades Básicas de Saúde de Muriaé, capacitando-os especificamente para identificar, em primeira mão, a possibilidade da febre amarela. Diante da gravidade dos fatos em nosso estado, estamos investindo na prevenção e distribuindo as vacinas em toda nossa rede pública para proteger os muriaeenses”, informou o prefeito Grego.

Confira abaixo a escala de vacinação nas unidades de saúde de Muriaé:

* Segunda-feira: Planalto, Dornelas, Porto, Joanópolis e Gaspar
* Terça-feira: PSF Safira, Barra I e Inconfidência
* Quarta-feira: São Gotardo, Clóvis de Aquino, São Francisco, Santa Terezinha, São Cristóvão, José Cirilo, Cardoso de Melo, Santana, Barra II e Vermelho
* Quinta-feira: Centro, Marambaia, São Pedro, Itamuri, Belisário, Boa Família, Policlínica Safira e Aeroporto
* Sexta-feira: Santo Antônio, Bom Jesus da Cachoeira e Primavera

Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina; se não tiver o cartão, levar documento de identificação pessoal

As unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h (sem intervalo para almoço)

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.