Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / Médicos da rede pública de Muriaé recebem capacitação sobre febre amarela

Médicos da rede pública de Muriaé recebem capacitação sobre febre amarela


A Prefeitura de Muriaé está promovendo a capacitação “Manejo Clínico de Febre Amarela” para levar aos médicos da rede pública mais informações sobre as principais características da doença que podem ser confundidas com outras epidemias. A primeira reunião aconteceu na última quinta-feira (1), na Secretaria Municipal de Saúde, com palestra realizada pelo clínico Mateus Simão. A iniciativa pretende tratar os pacientes com suspeita da doença de forma interdisciplinar, dando atendimento especializado para diagnosticar em tempo recorde a doença infecciosa que pode até ser fatal.

A capacitação enfatizou as dificuldades para a identificação de pacientes com febre amarela, uma vez que os sintomas iniciais da doença são semelhantes aos de outras anomalias, como a dengue. O médico Mateus Simão também ressaltou o grande número de casos que vêm acontecendo em Minas Gerais e chamou atenção dos demais profissionais para procurar, de maneira precoce, a confirmação ou não da doença nos pacientes que chegam às unidades de saúde, lembrando que a imunização ainda é a melhor forma de proteção. Os principais sintomas são febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares, principalmente nas costas.




A febre amarela é transmitida nas cidades pelo mosquito Aedes aegypti. Os seus sintomas parecem muito com os de outras doenças, principalmente em estágios iniciais. Para isso, a Gerência Regional de Saúde de Ubá está se unindo a cada uma das prefeituras para realizar treinamentos. “Estamos envolvidos no treinamento dos mais de 30 médicos das nossas Unidades Básicas de Saúde de Muriaé, capacitando-os especificamente para identificar, em primeira mão, a possibilidade da febre amarela. Diante da gravidade dos fatos em nosso estado, estamos investindo na prevenção e distribuindo as vacinas em toda nossa rede pública para proteger os muriaeenses”, informou o prefeito Grego.

Confira abaixo a escala de vacinação nas unidades de saúde de Muriaé:

* Segunda-feira: Planalto, Dornelas, Porto, Joanópolis e Gaspar
* Terça-feira: PSF Safira, Barra I e Inconfidência
* Quarta-feira: São Gotardo, Clóvis de Aquino, São Francisco, Santa Terezinha, São Cristóvão, José Cirilo, Cardoso de Melo, Santana, Barra II e Vermelho
* Quinta-feira: Centro, Marambaia, São Pedro, Itamuri, Belisário, Boa Família, Policlínica Safira e Aeroporto
* Sexta-feira: Santo Antônio, Bom Jesus da Cachoeira e Primavera

Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina; se não tiver o cartão, levar documento de identificação pessoal

As unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h (sem intervalo para almoço)

Fonte: PMM

Confira também

Muriaé registra redução do índice de infestação do Aedes aegypti

Os índices de infestação predial causados pelo Aedes aegypti em Muriaé reduziram de 1,6% em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *