Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / MG já registrou quase 24 mil casos suspeitos de dengue; sete óbitos são investigados

MG já registrou quase 24 mil casos suspeitos de dengue; sete óbitos são investigados

O ano começou com um aumento considerável de casos suspeitos de dengue no estado de Minas Gerais.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em janeiro foram 17.956 casos suspeitos da doença e outros 5.937 casos já foram registrados em fevereiro, totalizando assim 23.893 casos suspeitos neste ano.

O número de casos suspeitos em janeiro subiu consideravelmente se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados apenas 2.047 casos.




Entre os casos registrados neste ano, sete evoluíram para óbito. As mortes ainda estão em investigação.

Em 2018, foram confirmados nove óbitos por dengue em Minas Gerais. As vítimas eram residentes nos municípios Araújos, Arcos, Conceição do Pará, Contagem, Ituiutaba(dois), Lagoa da Prata, Moema e Uberaba. Outros 14 óbitos registrados no ano passado ainda estão em investigação.

Situação em Muriaé




Em Muriaé, a Prefeitura Municipal afirma que a situação está controlada. O mais recente Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano, realizado entre 21 e 25 de janeiro, coloca a cidade em posição favorável.

O LIRAa apontou redução na quantidade de áreas em situação de risco em comparação com o levantamento de outubro do ano passado. O índice caiu de 1,8% para 1,2%, o que representa a diminuição da possibilidade de epidemia ou surto causado pelo mosquito. Este percentual está bem próximo a 1%, que é considerado de “baixo risco” pelo Ministério da Saúde, sendo, inclusive, menor do que o registrado em cidades da região como Ubá (7,4%) e Juiz de Fora (3,7%), por exemplo.




– Apesar da situação estar controlada, a orientação é para que os muriaeenses continuem atentos para o combate de focos do mosquito em suas residências, como ralos, vasos sanitários e vasos de flores, e tenham uma atenção especial para a disposição correta do lixo – afirma a diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Morcerf.

Confira dicas para prevenção da dengue

Fonte: Guia Muriaé

Confira também

Em uma semana, dengue faz mais 11 mortes em Minas

49 pessoas já morreram por dengue em Minas Gerais neste ano. Apenas na última semana, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *