Ministério da Saúde avança em investimentos para tratamento e diagnóstico de câncer

Guia Muriaé no WhatsApp

O Dia Nacional de Luta Contra o Câncer foi lembrado nesta quinta-feira (27). Para marcar a data, o Ministério da Saúde mostra que o investimento nas ações de tratamento do câncer aumentou. Para se ter ideia, entre 2010 e 2013, foram mais de três bilhões de reais encaminhados p ara promover a prevenção e tratamento do câncer em homens e mulheres no Sistema Único de Saúde.

O professor, José Ribamar Moraes, por exemplo, teve câncer de garganta há 10 anos. Ele conta que o tratamento realizado no SUS foi um sucesso.”Eu sentia a rouquidão e dificuldade na voz, foi quando eu fiz o exame com o otorrino, foi que teve realmente o diagnostico de câncer. Graças à Deus já me sinto liberto. O ponto central é a prevenção. Como o câncer é essa doença silenciosa, melhor tratamento é a prevenção. Foi pelo SUS. Foi lá que eu encontrei a solução, o tratamento foi de primeiríssima, foi fundamental”, afirma.

A coordenadora geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Patrícia Chueiri, explica quais as ações desenvolvidas pelo ministério para prevenir e tratar a população brasileira contra o câncer.”O Ministério da Saúde tem ações desde a Atenção Básica até ações na Atenção especializada hospitalar. Na Atenção Básica a gente tem os programas de rastreamento e alertas e apoio para os profissionais para detecção precoce. E na Atenção ambulatorial hospitalar a gente, no último ano, aumentamos o financiamento para cirurgia e estamos revendo a organização dessa rede. O ministério investiu no novo sistema de informação da área da oncologia que a gente chama de Siscan para a gente poder ter acesso então as informações e a data do diagnóstico e a data do início do tratamento do paciente”, assegura.

A coordenadora destaca ainda que a principal maneira de evitar o câncer é a prevenção.”Em alguns cânceres a gente já está tendo diminuição do número de mortes, mas as ações são a longo prazo, então a gente espera que esse impacto aconteça nos próximos 5, 10 anos de forma mais proeminente. Principal forma de prevenção do câncer é hábitos de vida saudáveis, que inclui fazer atividade física, diminuir a ingesta de álcool, fazer boa alimentação, comer bastante fruta, verdura, fibra e para quem fuma, deixar o hábito do tabagismo. As outras ações são as ações de diagnóstico precoce, que é quando a pessoa sentir algum sinal ou sintoma, ela procurar a unidade básica de saúde mais perto da casa dela”, explica.

No Brasil, são mais de 280 serviços disponíveis em hospitais habilitados para o tratamento de câncer, como cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Para saber mais, clique aqui.

Fonte: Karina Chagas / Web Rádio Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo