Muriaé discute otimização dos serviços de alta complexidade em Traumato-Ortopedia

Guia Muriaé no WhatsApp

Com o objetivo de discutir e otimizar o serviço de alta complexidade em traumato-ortopedia no território de Muriaé, os membros do COSEMS/regional (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Minas Gerais) solicitaram uma reunião entre o prestador do serviço, Hospital São Paulo (HSP), e os técnicos da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá. O encontro ocorreu na última segunda-feira, 21 de março, contando também com a presença dos gestores das Secretarias Municipais de Saúde de Muriaé, São Francisco do Glória e São Sebastião da Vargem Alegre.

A habilitação do HSP foi realizada em 2009, quando o hospital passou a prestar serviços assistenciais de traumato-ortopedia como ambulatório, diagnóstico por imagem, hospitalização, cirurgias e reabilitação. “Fizemos uma apresentação sobre os parâmetros da habilitação do HSP e o que isso representa para os 16 municípios vinculados. Com isso, reafirmamos as metas e alinhamos como cada Secretaria Municipal de Saúde pode acessar o serviço para garantir o atendimento do cidadão do seu município”, explicou France Coelho, referência técnica em Traumato-ortopedia da GRS Ubá.

Entre os encaminhamentos firmados ao final da reunião, está o rastreamento que a Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé fará da Programação Pactuada Integrada para integrar os municípios que são atendidos pelo HSP, porém, sem referência para transferir o recurso. Por sua vez, o Hospital São Paulo fará levantamento do perfil dos atendimentos (eletiva, pós-operatório, cirurgia programada) e disponibilizará o quantitativo de consultas ambulatoriais que serão reguladas pelo município sede da microrregião de Muriaé.

“Foi um tempo proveitoso que estivemos para afinarmos as necessidades de demanda dos municípios com a possibilidade de oferta do HSP. O papel da GRS Ubá tem sido de fazer essa aproximação entre gestores e prestadores de serviços, promovendo o acesso oportuno do usuário e contribuindo para a melhoria e qualificação das nossas Redes Assistenciais da Saúde”, comentou Franklin Leandro Neto, diretor da GRS Ubá.

Fonte: Keila Lima / SES-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo