Com UTIs lotadas, Muriaé estuda formas de ampliar oferta de leitos para pacientes de covid-19

Guia Muriaé no WhatsApp

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de Muriaé, esteve em reunião com a diretoria do Hospital São Paulo (HSP) para buscar formas de ampliar o número de leitos de UTI destinadas a pacientes da covid-19. Atualmente, 100% das unidades credenciadas ao SUS na cidade estão ocupadas.


De acordo com o provedor do HSP, Edivar Pereira de Almeida, uma das possibilidades é a utilização do sexto andar da instituição, o que pode viabilizar a criação de mais oito unidades de terapia intensiva.

“Estamos estudando o número de recursos humanos e equipamentos. Enquanto isso, vamos montar os leitos de suporte para ninguém ficar desassistido”, afirma.

O vice-prefeito e secretário de Saúde explicou que é possível ampiar as vagas gradativamente, de acordo com as necessidades.

“Temos que manter o quadro de internação atualizado para que possamos ir abrindo vagas, assim que a demanda for exigindo. Seria o mais viável”, pontua Marcos Guarino.

Uma nova reunião deve acontecer ainda hoje para definir a questão. Em caso de utilização do sexto andar do Hospital São Paulo para abertura de novas UTIs, pacientes clínicos internados na instituição poderão ser transferidos para outros hospitais da cidade.

Plano B

A criação de novos leitos de UTI SUS no Hospital São Paulo não é a única ideia para ampliar a oferta de vagas para pacientes da covid-19 em Muriaé.

A Secretaria Municipal de Saúde também trabalha com a possibilidade de requisitar a utilização de unidades que estiverem ociosas em outras instituições.

O Prontocor, por exemplo, pertence à rede do Sistema Único de Saúde, mas não oferece leitos destinados para pacientes de covid-19.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo