Muriaé garante 11 novos leitos de UTI para tratar Covid-19 e vai manter comércio aberto

Em live transmitida nesta quarta-feira (10), o prefeito Grego anunciou que o comércio em Muriaé vai continuar funcionando como está. As autoridades ainda voltaram a alertar sobre a real possibilidade de lockdown (medida extrema onde a população mal pode sair de casa).

Esta semana, a Prefeitura de Muriaé enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que pretende realocar momentamente servidores públicos municipais efetivos para ajudarem no apoio e fiscalização de saúde e higiene na cidade.

O prefeito ainda alertou que a fiscalização vai aumentar, principalmente nos próximos dias em decorrência do Dia dos Namorados, e voltou a pedir que a população que denuncie os comércios que estejam funcionando irregularmente. Os comerciantes poderão ser multados e até perder o alvará.

Confira os principais pontos tratados na live:

– Muriaé vem mais uma vez se firmando como cidade pólo e com o coronavírus não é diferente. O atendimento nos nossos hospitais tem sido exemplar e agora contamos com o teleatendimento. Já tivemos 900 pessoas atendidas pela telemedicina, deste total 800 pela atendente virtual e mais de 100 por médicos através de video-chamada. Ou seja, 900 pessoas não precisaram sair de casa para ter os primeiros atendimentos quanto ao Covid-19 – afirmou o prefeito Grego.

– Temos atualmente internados 37 pacientes, com 14 que testaram positivos e 12 que estão em UTI (seis estão entubados). Conseguimos ampliar nossos leitos de UTI para mais 11. Agora temos um total de 27 com respiradores. Ou seja, diante dos números atuais, ainda temos 21 leitos com respiradores disponíveis. Nossa preocupação é com aqueles que não estão cumprindo as determinações. Vamos intensificar ainda mais a fiscalização de estabelecimentos e aglomerações. Repito, o pior está por vir. Fique em casa, só saia se for necessário. Se sair, use máscara – disse o secretário de Saúde, Paulo César Oliveira.

– As grandes capitais estão com medidas mais liberais para reabertura do comércio e a interiorização da doença está avançando para o interior como era previsto (com aumento de casos nas cidades menores). Ressalto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou atrás sobre casos leves de Covid-19, que teve um profissional afirmou que esse tipo de pessoa não transmitira a doença, que a organização voltou atrás, pois essas pessoas também podem transmitir o coronavírus. Teremos um aumento de testagem e aumento de números da doença, que estamos no ponto da curva e irá aumentar o número de casos, que com o aumento de testes teremos maiores confirmações, diferentemente do que acontece no Estado que tem testado pouco. Não estamos nem perto de acabar com o problema e também afirmo que o pior esta por vir até o início de agosto. Existe a possibilidade real do lockdown, que será avaliado pelo Comitê. Depende da população ter responsabilidade diante deste momento crítico – médico infectologista Daniel Licy.

Muriaé tem 10 novas confirmações de covid-19

Foram registrados mais 10 casos de covid-19 em Muriaé no boletim desta quarta-feira. Todas as novas confirmações são de moradores locais e referem-se a cinco pessoas do sexo feminino e outras cinco do masculino. As idades variam entre 12 e 46 anos.

Veja mais números do balanço de hoje, dia 10 de junho:

* Moradores de Muriaé – Somam 272 confirmações até o momento. Deste total, são 136 pacientes ainda ativos, 125 curados e 11 mortos;

* Pacientes de outras cidades – Dos 38 pacientes que moram em outros municípios e estão sendo atendidos em Muriaé, 17 ainda estão em tratamento. Outros 16 já se recuperaram e cinco morreram;

* Casos em investigação – 18 pacientes ainda estão aguardando resultado de exame. São 15 moradores de Muriaé e três de outras cidades. O número havia apresentado queda entre segunda e terça-feira, mas voltou a subir nesta quarta;

* Pacientes em observação – 70 pessoas que apresentaram apenas sintomas leves de gripe estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde;

* Descartados e encerrados – 450 exames deram negativo até o momento. Outros 367 pacientes já finalizaram a quarentena e estão sem sintomas.

Fonte: Guia Muriaé


Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre