Muriaé terá vacinação em drive thru contra gripe e sarampo no dia 18

Guia Muriaé no WhatsApp

Para imunizar o maior número possível de pessoas dos grupos prioritários, a Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar a vacinação contra a gripe e sarampo através do esquema “drive thru”, ou seja, não é necessário sair do carro para a aplicação das doses.

A iniciativa acontecerá dia 18 deste mês, sábado, das 8h às 16h, no espaço da Feira Livre, na Avenida Alfredo Pedro Carneiro, na Gávea.

As 5 mil doses da vacina contra a gripe serão destinadas para pessoas do público-alvo que ainda não alcançou a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde: gestantes, puérperas (mulheres com 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a menores de 6 anos e adultos com idade superior a 55 anos. Já a tríplice viral tem como grupo elegível pessoas entre 20 e 49 anos.

Aproximadamente 25 profissionais de saúde vão aplicar as doses, a fim de agilizar o serviço e evitar engarrafamentos e aglomerações. Para receber o imunizante, é necessário apresentar cartão de vacina (para crianças) e comprovante de que pertence ao grupo prioritário (no caso de adultos), com exceção de gestantes.

Caso alguém compareça a pé também será atendido. Pessoas de grupos prioritários – como idosos, caminhoneiros, profissionais de segurança pública e profissionais da saúde, por exemplo – cujas metas foram batidas, mas que ainda não receberam a dose, também serão imunizadas.

A iniciativa contará com apoio do Demuttran na organização do trânsito no local.

Balanço da vacinação

Gripe

Até o momento, foram aplicadas 26.677 doses da vacina contra a influenza. A meta é imunizar 29.132 pessoas na cidade.

Idosos e trabalhadores da saúde ultrapassaram a meta: foram imunizadas 15.756 (119,47%) e 3.382 (134,85%) pessoas, respectivamente.

Os grupos das gestantes (71,97%), puérperas (64,85%), crianças de 6 meses a menores de 6 anos (56,53%) e adultos com idade superior a 55 anos (51,84%) ainda não atingiram a meta.

Sarampo

Até o momento, foram aplicadas 9.234 doses da tríplice viral (19,20%). A meta é imunizar 47.904 pessoas de 20 a 49 anos na cidade.

Imunizar para proteger

O Ministério da Saúde frisa aos municípios que, apesar da pandemia do coronavírus, é importante que os pais levem os filhos aos postos para receber as doses de rotina do calendário vacinal. Para isso, devem fazer uso de máscaras e de álcool (em gel ou líquido).

“Não adianta prevenir apenas a covid-19. É necessário estar imunizado contra doenças que também são graves”, frisa a enfermeira-coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Rosinalva Pedrosa. “A taxa de imunização está com percentual abaixo do esperado em todo país e as vacinas são a única forma de prevenção de diversas doenças na fase infantil e adulta”, completa.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo