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Plantas medicinais: saiba como usar de forma segura

Os benefícios das chamadas “drogas vegetais” passam de geração em geração. Quase todo mundo já ouviu falar de alguma planta, folha, casca, raiz ou flor que ajuda a aliviar os sintomas de um resfriado ou mal-estar. Unindo ciência e tradição, a Anvisa dá algumas dicas sobre quando e como as drogas vegetais devem ser usadas para se alcançar efeitos benéficos.

Inaladas, ingeridas, usadas em gargarejos ou em banhos de assento, as drogas vegetais têm formas específicas de uso e a ação terapêutica é totalmente influenciada pela forma de preparo. Algumas possuem substâncias que se degradam em altas temperaturas e por isso devem ser maceradas. Já as cascas, raízes, caules, sementes e alguns tipos de folhas devem ser preparados em água quente. Frutos, flores e grande parte das folhas devem ser preparadas por meio de infusão, caso em que se joga água fervente sobre o produto, tampando e aguardando um tempo determinado para a ingestão.




Confira aqui a forma correta de preparo em cada caso.

Além disso, há outros cuidados extras que devem ser tomados. Fique ligado:

* Utilize sempre plantas que você conhece bem;




* Nunca colete plantas medicinais junto a locais que possam ter recebido agrotóxicos, ou perto a estradas, estacionamento de veículos, lixo ou locais poluídos;

* As plantas medicinais devem ser secas à sombra, até se tornarem quebradiças antes de serem utilizadas. Evite o uso de plantas medicinais murchas, mofadas e antigas;




* Procure conhecer a parte correta da planta medicinal a ser utilizada… o guaco, por exemplo, devem ser utilizadas as folhas, enquanto o gengibre são as raízes;

* Não armazenar as plantas medicinais por um longo período, pois podem perder os seus efeitos;

* Evite misturas de plantas medicinais. A combinação entre elas pode resultar em efeitos imprevisíveis;

* Não utilize durante a gravidez, ou na amamentação, a não ser sob orientação médica;

* Evite utilizar chás laxantes ou diuréticos para emagrecer;

* Tome o chá logo depois de prepará-lo, evite fazer grandes quantidades e armazenar, mesmo que em geladeira.

Fonte: Click Saudável

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