Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / Agentes comunitários de Muriaé recebem capacitação sobre DST’s

Agentes comunitários de Muriaé recebem capacitação sobre DST’s


Os agentes comunitários de saúde de Muriaé receberam uma capacitação sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), na última quarta-feira (28), no Teatro Zaccaria Marques. A palestra foi realizada para auxiliar os agentes na identificação das características de cada uma das doenças, seja ela gerada por bactérias ou vírus, preparando assim o profissional para um atendimento de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

As DST’s são doenças adquiridas normalmente através de contato sexual sem proteção. Durante a palestra do fisioterapeuta Lucas Nícolas, de São Paulo, foram ressaltados alguns assuntos como a sífilis, gonorréia e a importância da vacinação do HPV. Segundo o palestrante, não são apenas adolescentes com idades entre 12 e 14 anos que precisam ser vacinados. Para ele, a imunização é bem-vinda em qualquer idade. O HPV é um vírus que também é transmitido através de relações sexuais desprotegidas. Ele, geralmente, está associado a diversos tipos de câncer, como de colo de útero, ânus, pênis, vulva e uretra.




“Nós valorizamos a saúde pessoal quando nos prevenimos de pegar uma doença facilmente transmissível. É bom valorizar a saúde enquanto temos o controle dela em nossas mãos”, advertiu o palestrante, incentivando os agentes a lembrar aos pacientes das UBS’s que é preciso estar imunizado. As vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde, gratuitamente, em todo o Brasil, apenas para a faixa etária de 12 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. “Aprendemos um pouco mais sobre cada doença para sabermos dar o apoio e a orientação adequada para os pacientes que cheguem nas UBS’s. Neste sentido de enfermidades, o conhecimento tem de ser atualizado no dia a dia, para que possamos disseminar informações e melhor acolher o usuário do SUS”, disse a agente comunitária, Girlene Santana.

Fonte: PMM

Confira também

Muriaé terá “Dia D” de vacinação contra pólio e sarampo neste sábado

O próximo sábado (18), das 8h às 16h30, será o “Dia D” de mobilização para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *