Profissionais da saúde passam por treinamento para identificar sinais da hanseníase

Guia Muriaé no WhatsApp

Para que Muriaé continue acompanhando a média nacional e não pare de reduzir a taxa de ocorrência da Hanseniase, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na última semana, um evento voltado para os profissionais da saúde pública municipal.

A palestra ministrada pela dermatologista, Cristiane Dornelas, marca o início de um trabalho proposto pela Secretaria, com o objetivo de orientar os profissionais da área a identificar os sinais e sintomas da doença, visando o diagnóstico precoce e, por consequência, um tratamento mais eficaz com menor possibilidade de sequelas.

Segundo a dermatologista, a população consegue identificar alguns sintomas da doença, como as manchas, que podem ser de várias cores, além da alteração de sensibilidade nesse local e, inclusive, cita que se o pelo da região da mancha caiu, ou a pessoa parou de suar na região, também podem ser sintomas de hanseníase e deve-se procurar o posto de saúde mais próximo para diagnóstico apropriado e acompanhamento, frisou.

Cristiane Dornelas explica também que “a doença só é contagiosa para quem tem contato direto e frequente com o paciente”. De acordo com a dermatologista, a transmissão acontece devido ao contato prolongado, numa frequência entre 2 a 5 anos com quem tem a doença e, por isso, quando se faz o diagnóstico é comum fazer o exame em outros membros da família, além de aplicar a vacina para prevenção da doença.

A Secretária Adjunta, Grasiele Espósito, lembra que as pessoas devem procurar assistência médica o mais rápido possível, para evitar o contágio. O atendimento sempre é mantido em sigilo.

A hanseníase é uma doença causada por um bacilo que é atraído, principalmente, pela pele e pelo sistema nervoso do ser humano. É caracterizada pelo aparecimento de uma ou mais manchas na pele do portador da doença, além da perda de sensibilidade no local. O tratamento é gratuito e dura de 6 à 12 meses, dependendo do estágio da doença quando diagnosticada.

De acordo dados do Governo Federal, a taxa de prevalência de hanseníase caiu 65% nos últimos 10 anos. A queda é resultado das ações de combate à doença, intensificadas em todo o país.

Em Muriaé o procedimento é realizado no Centro Epidemiológico que fica localizado na Rua Vereador Paulo Messias Soares, 65, no Bairro Santo Antônio na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo