“Programa Reabilitação Física” entrega cadeira de rodas motorizada em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Após passar por reestruturação, o “Programa Reabilitação Física”, parte integrante das ações da Prefeitura, beneficiou o primeiro paciente na cidade. Matheus Freitas, de 21 anos, foi contemplado com uma cadeira de rodas motorizada, facilitando sua locomoção.

O Programa é coordenado pelo Setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da Secretaria Municipal de Saúde, responsável por oferecer atendimento aos pacientes com deficiência física em Muriaé. O jovem afirma que a nova cadeira está lhe proporcionando mais autonomia. “Está me ajudando bastante, pois antes eu sempre dependia de alguém para me levar aonde eu quisesse ir, ainda mais que minha rua tem morro. Agora está sendo mais fácil eu sair sozinho”, conta.

Desenvolvendo suas ações desde 2009, o Programa Reabilitação Física foi reestruturado em fevereiro deste ano para oferecer aos seus pacientes um atendimento mais eficaz e humanizado. Para isso, o Setor de TFD firmou parceria com o Centro Especializado em Reabilitação de Além Paraíba (CER II/APAE), transferindo o centro de referência do atendimento que antes funcionava em Juiz de Fora.

Reestruturação do Programa gera mais rapidez no atendimento

Segundo a coordenadora, Sandra Silveira, a parceria com Além Paraíba gera mais rapidez na prestação do serviço. O pedido foi feito em março e a cadeira foi entregue no dia 17 deste mês. Na próxima sexta-feira (27), mais um paciente será contemplado com outra cadeira de rodas do mesmo modelo. “Desde que firmamos parceria com Além Paraíba, a espera pelo atendimento diminuiu consideravelmente, pois beneficiamos dois pacientes em apenas quatro meses. Esses equipamentos fazem realmente a diferença no dia a dia dessas pessoas”, afirma.

O Programa também estabeleceu parceria com o Centro Municipal de Reabilitação Física de Muriaé, onde as sessões de fisioterapia serão realizadas com os pacientes inscritos, evitando muitas viagens e o desgaste que, por muitas vezes, fazia com que o paciente desistisse do tratamento.

O TFD atende aos moradores de Muriaé e de mais dez cidades da região que necessitam do uso de órteses, próteses e de meios auxiliares de locomoção, tais como cadeiras de rodas comuns e motorizadas, cadeiras de banho, coletes, calçados especiais, próteses endoesqueléticas, órteses suropodálicas (calhas), com uma oferta total de 98 procedimentos. “Saúde é coisa séria, e na nossa gestão ela é tratada com prioridade. Por isso, não estamos medindo esforços para proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos muriaeenses”, destaca o prefeito Grego.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo