Projeto incentiva alimentação saudável e segurança nutricional em escolas de Muriaé



Um novo projeto está levando para alunos de escolas municipais orientações sobre alimentação saudável e boas práticas de segurança alimentar e nutricional. A parceria foi firmada durante reunião do Conselho, realizada na segunda-feira (23), no Centro Administrativo, entre Prefeitura, Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsam), Centro Universitário Unifaminas e IF Sudeste.

A iniciativa, que começou no início de abril e deve acontecer até o final do ano, está beneficiando cerca de 120 crianças de 6 e 7 anos, das escolas municipais Joaquim Ribeiro de Carvalho (Caic), no Encoberta; Ionyr Bastos Dias, no Padre Tiago; Professora Elza Rogéria, no Gaspar; e Ermyro Teixeira de Siqueira, no distrito de Vermelho. A intenção é, posteriormente, estender o projeto para outras escolas da rede municipal.




“As crianças levam o que aprendem para os pais, demais familiares e amigos”, explica nutricionista

“A escola é terreno fértil para implantarmos essa temática sobre a segurança e educação alimentar e nutricional, além da formação de hábitos saudáveis. Essa é uma ação abrangente, que busca trabalhar toda a comunidade, já que as crianças levam o que aprendem para os pais, demais familiares e amigos”, afirma a nutricionista responsável pela alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Dayana Simon.

As atividades incluem visitas de acadêmicos do curso de Nutrição do Unifaminas às escolas, que organizam brincadeiras com as crianças, levam frutas para degustação, apresentam e vídeos e teatros de forma lúdica para chamar a atenção para a temática. Já integrantes do Núcleo de Estudo em Agroecologia Puri do IF Sudeste participam com orientações sobre o cuidado da terra e da água e levantamentos de construção de hortas horizontais e verticais, para melhor aproveitamento de espaços existentes nas instituições. “Levar esse debate para as crianças é importante, pois elas podem ser multiplicadoras de informações e conscientização de hábitos alimentares mais saudáveis”, frisa a presidente do Comsam, Adriana Ribeiro.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.