Técnicos do Ministério da Saúde visitam UPA de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Muriaé recebeu nesta sexta-feira (21) a visita de técnicos dos governos federal e estadual: a apoiadora do Ministério da Saúde, em Minas Gerais, Taciane Pereira Maia e Ronaldo de Paula Madeira, da divisão de convênios; os representantes do Governo do Estado/GRS de Ubá

, Ana Cristina Dias Custódio, coordenadora do núcleo de redes de atenção a saúde e Luiz Afonso Ramos Galvão, coordenador do núcleo de regulação.

Os técnicos estiveram reunidos no Centro Administrativo, com o secretário municipal de Saúde, Frankin Leandro Neto, e a secretária adjunta, Denise Araújo. A visita teve como objetivo realizar uma inspeção na UPA e qualificar as informações do sistema sobre a obra.

Segundo a técnica do Ministério, Taciane Maia, há uma expectativa de implantação da unidade por parte dos três entes federativos – os governos Federal, Estadual e Municipal – sendo, portanto, importante traçar estratégias para acelerar este processo.

Ainda de acordo com Taciane, este monitoramento está sendo realizado em todo país. E em Minas, serão visitadas 17 UPAS, onde a população espera ansiosamente a abertura das unidades para a utilização dos serviços

UPA

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. O estabelecimento oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, consultórios, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

A UPA construída em Muriaé é de Porte II: População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes. 9 a 12 leitos de observação. Capacidade de atender até 300 pacientes por dia.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo