Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / Vacinação contra gripe influenza começará nas Unidades de Saúde de Muriaé

Vacinação contra gripe influenza começará nas Unidades de Saúde de Muriaé

As pessoas que precisarem de se vacinar contra a gripe influenza devem procurar em breve as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seu bairro. As doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde e a previsão é que estejam disponíveis a partir do próximo dia 23. A vacina é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza, auxiliando na redução do número de casos na cidade. A iniciativa da Prefeitura pretende antecipar a aplicação das doses no público com idade acima de 60 anos, crianças com idades de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto e profissionais da saúde.




A gripe é uma doença que pode ser grave à saúde, causada por vírus que circula durante todo o ano, mas que se intensifica nos períodos mais frios. É transmitida por secreções respiratórias e por meio de superfícies frequentemente tocadas como objetos de madeira, aço e tecidos. Também pode ser transferida a partir do contato com um doente. “A influenza muitas vezes é adquirida pelas vias respiratórias e pode causar lesões pulmonares, caso não seja tratada a tempo”, disse o secretário de Saúde, Paulo César de Oliveira. As complicações mais comuns são pneumonia bacteriana e por outros vírus, causando sinusite, otite e desidratação.

Os mais propensos a desenvolver a gripe são os idosos, crianças menores que dois anos, pessoas que apresentam doenças crônicas (respiratória, cardiopatia, obesidade, diabetes descompensada, síndrome de down, etc), ou com imunossupressão e depressão. “Convidamos todos os muriaeenses que estejam dentro do público-alvo a procurar o posto de saúde mais próximo de para se vacinar. Precisamos iniciar a imunização já, para termos melhores resultados e estarmos protegidos quando chegar o inverno. A saúde dos muriaeenses é prioridade em nossa Administração”, refletiu o prefeito Grego.

Saiba mais

Horário de funcionamento das Unidades de Saúde: 7:30 às 16 horas

Público alvo da vacinação: idosos, crianças com mais de 6 meses e menores que 5 anos, pessoas que apresentam doenças crônicas (respiratória, cardiopatia, obesidade, diabetes descompensada, síndrome de down, etc), ou com imunossupressão e depressão.

Documentos necessários para vacinar: cartão de vacina e receita médica para portadores de doenças crônicas

Obs.: Para quem faz acompanhamento médico na própria UBS não é preciso receita.

Fonte: PMM

Confira também

Palestras comemoram Dia Nacional de Conscientização do Alzheimer em Muriaé

Celebrado em 21 de setembro, o Dia Nacional de Conscientização do Alzheimer foi comemorado em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *