Vacinação contra gripe influenza começará nas Unidades de Saúde de Muriaé



As pessoas que precisarem de se vacinar contra a gripe influenza devem procurar em breve as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seu bairro. As doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde e a previsão é que estejam disponíveis a partir do próximo dia 23. A vacina é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza, auxiliando na redução do número de casos na cidade. A iniciativa da Prefeitura pretende antecipar a aplicação das doses no público com idade acima de 60 anos, crianças com idades de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto e profissionais da saúde.

A gripe é uma doença que pode ser grave à saúde, causada por vírus que circula durante todo o ano, mas que se intensifica nos períodos mais frios. É transmitida por secreções respiratórias e por meio de superfícies frequentemente tocadas como objetos de madeira, aço e tecidos. Também pode ser transferida a partir do contato com um doente. “A influenza muitas vezes é adquirida pelas vias respiratórias e pode causar lesões pulmonares, caso não seja tratada a tempo”, disse o secretário de Saúde, Paulo César de Oliveira. As complicações mais comuns são pneumonia bacteriana e por outros vírus, causando sinusite, otite e desidratação.




Os mais propensos a desenvolver a gripe são os idosos, crianças menores que dois anos, pessoas que apresentam doenças crônicas (respiratória, cardiopatia, obesidade, diabetes descompensada, síndrome de down, etc), ou com imunossupressão e depressão. “Convidamos todos os muriaeenses que estejam dentro do público-alvo a procurar o posto de saúde mais próximo de para se vacinar. Precisamos iniciar a imunização já, para termos melhores resultados e estarmos protegidos quando chegar o inverno. A saúde dos muriaeenses é prioridade em nossa Administração”, refletiu o prefeito Grego.

Saiba mais

Horário de funcionamento das Unidades de Saúde: 7:30 às 16 horas

Público alvo da vacinação: idosos, crianças com mais de 6 meses e menores que 5 anos, pessoas que apresentam doenças crônicas (respiratória, cardiopatia, obesidade, diabetes descompensada, síndrome de down, etc), ou com imunossupressão e depressão.

Documentos necessários para vacinar: cartão de vacina e receita médica para portadores de doenças crônicas

Obs.: Para quem faz acompanhamento médico na própria UBS não é preciso receita.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.