1ª Jornada de Qualidade e Segurança do Paciente é sucesso na Fundação Cristiano Varella

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O Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella realizou, durante toda a semana do dia 26 a 30 de setembro, a 1ª Jornada de Qualidade e Segurança do Paciente.

Organizada pelo setor Gestão da Qualidade, o evento contou em seus primeiros dias com atividades internas voltadas exclusivamente para o colaborador, como uma sensibilização com um ator vestido de Charlie Chaplin, apresentação de trabalhos e palestras do Diretor da MFC Consultoria, Maurício Cavalcanti.

Foram 39 trabalhos produzidos internamente por colaboradores, médicos e coordenadores, e desses, 10 foram apresentados aos colaboradores através de breves apresentações, os temas foram: Redução do Tempo de Espera Através do Atendimento por Bloco de Horário; Prevenção de Infecções Orais e Sistêmicas nos Pacientes de Protocolo de Esôfago da Fundação Cristiano Varella; Detecção Precoce da Sepse na Unidade de Internação Cirúrgica: Tempo Entre o Reconhecimento e Administração do Antibiótico; Análise e Tratamento de Eventos Adversos Assistenciais com Envolvimento da Equipe de Enfermagem e Gestão da Qualidade. Relato de Experiência; Extravasamento de Quimioterapia: Uma Análise Quantitativa na Unidade de Internação de Quimioterapia; Situação de Vulnerabilidade Social. Relato de Caso; Redução de Custos com a Implantação do Protocolo de Reserva Cirúrgica; Utilização de Medicamentos Gatilhos para Detecção de Reações Adversas a Medicamentos no Hospital do Câncer de Muriaé; Adesão ao Tempo Porta Antibiótico no Protocolo de Neutropenia Febril na Unidade de Pronto Atendimento; Fortalecimento da Tomada de Decisão no Gerenciamento de Leitos Através da Realização de Reunião Diária.

Na sexta-feira, dia 30 de setembro, o evento foi aberto ao público externo e contou com a presença da Professora Titular da USP Maria Júlia Paes Silva, que palestrou sobre “Comunicação como Dimensão do Cuidado”, também contou com a Paula Daibert, Consultora Médica e coordenadora Técnica do DRG Brasil, que falou de Gerenciamento de Custos e Qualidade Assistencial-Hospitalar, além do nosso médico coordenador da UTI e do Pronto Atendimento do Hospital do Câncer de Muriaé Daniel Licy que apresentou o Case: Round Diário UTI.

Fonte: FCV

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